Operação Bororó

Você acreditaria se eu dissesse que estas imagens de São Paulo são de um filme de ficção científica da antiga Tchecoslováquia?  Pois é: ele se chama “Acke Bororo” (ou “Operação Bororó”, segundo o tradutor do Google) e estreou nos cinemas de Praga em 1973.

Como o filme de uma hora e meia é falado em tcheco e não tem legendas, não é muito fácil acompanhar o que se passa nele. Mas com a ajuda de uma sinopse em inglês que encontrei na internet, acho que consegui entender o essencial…

A trama é sobre um casal de extraterrestres que está em busca da cura para uma doença gravíssima que ameaça dizimar a população do seu planeta. Com tanto lugar para descer na Terra, é claro que eles escolhem a Tchecoslováquia. Mas logo que chegam por lá, são informados de que somente os ferozes índios Bororó, do Brasil, conhecem a cura para a tal doença. Isso os traz a São Paulo, onde vivem exóticas aventuras tropicais.

Pelo jeito, o filme demorou pra ficar pronto. Embora tenha sido lançado no começo dos anos 70, as tomadas feitas por aqui parecem ser um pouco mais antigas, do final dos 60. Mesmo assim, ele mostra ao público tcheco lugares interessantíssimos de São Paulo: o viaduto do Chá, o edifício Itália, a avenida 9 de Julho, o Corcovado, o Pão de Açúcar… (isso mesmo!)… :D

O filme na íntegra pode ser visto aqui: http://www.youtube.com/watch?v=0Ri72CUbmi4. A parte que mais interessa começa aos 35 minutos, mais ou menos.

1 comment
  1. Rids disse:

    Antes que alguém questione, pode ser Bororo ou Bororó. As duas formas estão corretas.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 315 outros seguidores

%d bloggers like this: