Art nouveau dos pobres

Quem me mandou esta foto foi a minha amiga Monica Hikaru. É de uma casa na Vila Mariana, em um estilo que a Monica chama de “art nouveau dos pobres”. E eu acho que esse nome faz sentido. Uma característica de muitas casinhas antigas de São Paulo é justamente a simplificação de estilos arquitetônicos. Quem estudou isso foi a arquiteta Maria Lúcia Bressan Pinheiro, na sua tese de doutorado defendida na FAU-USP em 1997. Segundo ela, “a referência (…) sempre era a arquitetura das casas das elites, reproduzida dentro das possibilidades econômicas de cada um. Isso gerava uma simplificação nos detalhes”.

3 comentários
  1. Lea K disse:

    Martin teu site e’ lindo demais! Amo todas essas fotos antigas de SP e as historias sao interessantissimas! Parabens pelo trabalho!
    Que legal uma casinha dessas na minha querida V. Mariana! Que rua fica?

  2. Que bom que gostou, Lea! Fico muito feliz. Venha sempre! As casas ficam na rua Dona Inácia Uchoa.

  3. Lea K disse:

    Muito obrigada! vou da uma passada por la quando estiver em SP para ver a casinha ao vivo!
    Recebo atualizacoes no meu Face, estou acompanhando tudo e quando tenho um tempinho, olho os posts antigos.
    Adoro e fico “viajando” nas fotos lindas!

  4. clevio disse:

    esse conjunto é tombado pelo município. a rua dona inácia uchoa tem mais dois casarões ainda mais elegantes 🙂

Deixe um comentário

