Cangaíba

Esta casa ficava na avenida Dr. Assis Ribeiro, que corre ao lado da linha da CPTM e da rodovia Ayrton Senna, no bairro de Cangaíba, próximo ao atual campus da USP na zona leste. Foi desapropriada nos anos 70 para a duplicação da avenida. Ali morava a família de Erta Tamberg, uma das meninas que aparecem na foto. Em depoimento em 2008 ao projeto São Paulo Minha Cidade, Erta relembrou como foi passar a infância ali. O depoimento é longo, então destaco aqui apenas alguns trechos:

“Meu pai construiu a casa onde moraria de 1951 a 1975, quando nos mudamos para Guarulhos, por conta de uma desapropriação (…). A rua era de terra. Em frente, a estrada de ferro que faz a ligação Brás – Calmon Viana. Vi passar por ali muitos trens carregados de minério de ferro, enxofre, gado, automóveis e, inclusive, o famoso Trem de Prata, que fazia a ligação São Paulo – Rio de Janeiro. Este último nunca atrasava, podia-se olhar no relógio e ele estava sempre no horário. (…) A minha casa tinha vista para o rio Tietê, na divisa de São Paulo com Guarulhos. A cada tempestade, a vila do sapo, como era apelidado o loteamento que ficava do outro lado da estrada de ferro, inundava, pois o rio subia demais. (…) Hoje a rua onde eu morava está duplicada, asfaltada, com água encanada, e é um dos principais corredores de acesso de quem vem do centro via Marginal para o bairro de São Miguel Paulista, com acesso pela lateral da Ponte do Imigrante Nordestino. Esqueci de um detalhe: meu pai, todos os sábados, ia pescar no rio Tietê, e às vezes eu ia com ele. A gente pegava peixe graúdo! Hoje, onde estão estes peixes? Infelizmente a poluição, o esgoto doméstico e o industrial acabaram com eles.”

(A foto é do arquivo pessoal de Erta Tamberg e está publicada, junto com outras da mesma casa, no site do projeto São Paulo Minha Cidade – saopaulominhacidade.com.br)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: