Figueira das lágrimas

A figueira das lágrimas, no Sacomã, ao que consta é a árvore mais antiga de São Paulo. Sua idade exata é desconhecida, mas o aspecto que ela tinha nesta foto de 1910 indica que já devia ser centenária nessa época. As referências mais antigas em documentos são da década de 1860, mas ela certamente já existia ali bem antes. No início de 2011, teve uns galhos cortados. Parece que estavam estragando a fiação.

E não é de hoje que a figueira anda maltratada. Em 23 de junho de 1928, saiu um artigo na Folha da Noite, dizendo que a árvore agonizava. Reproduzo uns trechos:

“Existe alli no bairro do Ypiranga uma arvore que o vulgo apellidou de arvore das lagrimas. É uma figueira centenaria, alta não tanto para fazer duas vezes o tamanho de uma casa commum, quasi sempre esgalhada e núa, com folhas mortas a balouçar nos ramos esgrouvilhados, como lagrimas que nunca tombam (…) Essa arvore serviu de sombra a todos os adeuses, sôbre os quaes debruçava o pallio do seu ventre bojudo de folhas, quandro outrora exsudava robustez pelo verde vivo do seu vulto soberano. Foi sob ella que os heroes brasileiros que tombaram no Paraguay se despediram dos seus, sob o ceu da patria, antes de partir para o campo de lucta. (…) E as suas folhas cahiam como balsamo sobre a dôr dos que ficavam a morrer de saudade. (…) Hoje, a arvore, testemunha verde de todos os adeuses e de todos os soluços que a sua sombra acolheu, lá está agonisando também. Arvore de lagrimas, vive a chorar pela consumpção das proprias folhas que lhe abandonam a espaços os galhos tropegos. (…) Chora pelas suas folhas de outomno a saudade da vida que se esváe.”

O endereço exato da árvore é Estrada das Lágrimas, 515. A foto saiu na revista Veja São Paulo em maio de 2011.

1 comentário
  1. Fernando disse:

    Hoje em dia essa árvore sofre mais ainda. Ela é uma guerreira. Está cercada por casas e sem nenhum prestígio para uma senhora de mais de 200 anos. Passo por ela todos os dias e sempre fique triste quando a vejo nesse estado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: