O doutor dos Fords

Gaetano Lazzaro, “o doutor dos carros Ford”, foi provavelmente o mecânico de carros com carreira mais longa na história da cidade. Depois de fazer um curso na fábrica da Ford nos Estados Unidos, abriu sua autorizada em 1921 e permaneceu na ativa até a década de 80. Durante a maior parte de sua carreira de mais de 60 anos, manteve duas oficinas. A matriz ficava em um prédio que ainda existe, na rua Dom Francisco de Souza, no centro. A filial, inaugurada em 1928, funcionava neste bonito galpão em Moema (fotos abaixo).

O galpão ficava na rua Araguari 42 (atual 817), quase esquina com a avenida Santo Amaro. Nos últimos anos, os serviços da oficina eram requisitados basicamente por colecionadores de carros antigos.

Em 2 de dezembro de 1928, esta foi a notícia que saiu na Folha da Manhã (provavelmente como matéria paga), sobre a abertura da oficina em Moema. Transcrevo na íntegra:

“Geralmente, quando um esportista do volante deseja fazer um passeio para fóra de São Paulo, fica preoccupado com a possibilidade de um desarranjo no motor, em meio da viagem. Teria com isso muito incommodo, muito aborrecimento e muito trabalho, o que prejudicaria o passeio. Tal, porém, não póde acontecer, si o passeio fôr feito pela estrada de Santo Amaro. O Sr. G. Lazzaro, cognominado o medico dos Fords, muito intelligentemente installou na referida estrada uma officina apparelhada para qualquer eventualidade, em materia de concertos de automoveis. Pódem, portanto, os automobilistas, sem receio algum, dirigir seus carros pela estrada de Santo Amaro.”

Hoje existe, no lugar do galpão, um prédio de escritórios desses com fachada de vidro azul e nome super criativo: Work Space.

107c

107a

As duas primeiras imagens são do arquivo da Folha de S.Paulo; a terceira é reproduzida de saudadesampa.nafoto.net, onde aparece sem crédito da fonte.

 

 

6 comentários
  1. Se tivessem mantido ao menos a fachada da antiga oficina na frente do espigão, o nome anódino seria mais do que compensado!

  2. Eu tambem conheci esse local que consertava carros antigos. Falo isso com propriedade pois, cheguei a trabalhar em 1978 com a firma “Engel Viplan”, uma distribuidora da antiga “vidrobrás”, hoje em São José Rio Preto,que ficava na rua Araguari, 835, ao lado desse galpão. Se nao me engano,,a tal oficina tinha o nome do proprietario gravado a tinta na fachada do estabelecimento. Minha passagem por esse local era de forma natural pela proximidade da vidraçaria, assim, tenho uma vaga lembrança de ter visto dois homens no local, um, ja de idade, bem calvo, que usava suspensórios, gordo mas nao obeso, e me parece usava bigode.Um dia, pelo almoço, ambos estavam se deliciando com um lanche, quando os cumprimentei de passagem, como éra meu hábito. Faz tempo hein…

  3. Gil Roberto disse:

    Ano a ano, a cada vez que eu passava pela Av. Santo Amaro e via aquela linda oficina, eu pensava: “Quanto tempo ainda vai levar para ela ser demolida?”. Infelizmente, demorou, mas isto aconteceu…. Uma perda irreparável!

  4. Danilo Di Lazzaro disse:

    Era um lugar bem bacana mesmo e sou neto do Gaetano, conforme o João José comentou acima, o Sr. de idade de bigode era meu Avô e por sinal me lembro desta vidraçaria na mesma rua. Porem apos a sua morte, o local foi vendido para repartir a herança entre os 5 filhos e a Viuva e assim o local foi demolido para a contrução do predio comercial, uma pena, pois era o predio mais antigo da região.

  5. Fico feliz que vc tenha lido o texto, Danilo, e espero não ter escrito nenhuma besteira sobre o seu avô. Se alguma informação estiver errada, me corrija! Um abraço e obrigado pelo comentário!

  6. Eu conheci o velho Gaetano. Quando casei nos anos 80 fui morar na R. Gomes de Carvalho, na primeira quadra saindo da Santo Amaro, quase em frente à oficina do Lazzaro. Ele ficava lá ao lado do neto, atendendo à clientela. Eu era um desses fregueses. Levei minha Brasilia e meu velho Gol lá algumas vezes. Nas paredes havia recortes de jornais antigos, dos anos 30. Gaetano Lazzaro era conhecido como o “médico dos carros Ford”. Bons tempos

Deixe um comentário

