Ressurgidos

Os “arcos do Bixiga”, ao lado da av. 23 de Maio, são hoje uma importante referência visual da cidade. Mas quem tem a minha idade, ou mais, se lembra de quando eles “não existiam”.

Eles estavam cobertos por uns casarões meio mal ajambrados, que tinham virado cortiços na década de 50. Sua redescoberta  se deu em 1987, quando a prefeitura, na gestão Jânio Quadros, resolveu arrasar a quadra inteira para um projeto viário polêmico: a construção de uma alça de acesso entre a 23 de Maio e o minhocão.

Depois que os moradores foram desalojados, as demolições revelaram o muro de arrimo entre as ruas da Assembléia de Jandaia, construído no início do século 20, do qual aparentemente ninguém mais se lembrava. Isso fez a prefeitura desistir do infeliz projeto, a fim de preservar os arcos.

As fotos à direita são de Antonio Milena, disponíveis no site da Prefeitura. A foto abaixo é reprodução de um cartão postal pouco anterior à redescoberta dos arcos.

6 comentários
  1. A Vejinha publicou na época duas notas sobre esse local, uma antes e outra depois da descoberta (respectivamente, na seção “Terraço Paulistano” das edições de 21 de janeiro e de 14 de outubro de 1987). Segue foto das duas notas: http://i.imgur.com/96TtB.jpg

  2. Martin disse:

    Que legal, Alexandre! Obrigado por tê-las compartilhado aqui!!
    Você não vai acreditar, mas vendo a segunda nota, eu ME LEMBREI claramente de tê-la lido na revista, em 87… Eu tinha 16 anos e meu pai era assinante. To ficando velho…rs!

  3. Meu pai também era assinante na época. E, desde 1985, ele guarda as páginas que lhe interessam e encaderna. Claro que, depois que ele deixou de assinar a revista, em meados dos anos 1990, o volume de páginas guardadas diminuiu bastante. Eu tinha 11 anos na época. Não me lembro de ter lido a matéria quando saiu, mas, sim, alguns anos depois, porque eu gostava de folhear as encadernações dele. Por coincidência, essa de 1987 está aqui em casa, que eu surrupiei peguei emprestado para usar como fonte no meu blog e ainda não devolvi.

  4. Descobri este vídeo, de uma série que o Paulino Tarraf fez nos anos 70, que mostra bem o local quando os arcos estavam cobertos…

  5. Espetacular o vídeo! Vale adicionar ao fim do texto, não? (Nem todo mundo lê os comentários.)

Deixe um comentário

