Cyclismo

A “Volta Cyclistica de S.Paulo”, primeira competição de ciclismo nas ruas da cidade, foi realizada duas vezes: em 1925 e 1926. Sei pouco sobre ela, mas sei que o seu circuito de 70 km, reproduzido abaixo, era traçado de maneira tal a “obrigar os concorrentes a contornarem, de facto, toda a nossa grande metropole, porquanto do contrario se não justificaria sua denominação”. É isso que torna interessante o itinerário: os limites extremos da cidade passavam por bairros como  Alto da Lapa, Água Branca, Santana, Carandiru, Penha, Vila Prudente, Ipiranga, Saúde, Vila Clementino e Indianópolis  – isso é menos do que o atual centro expandido!

Descrição e mapa da prova são do Arquivo da Folha.

5 comentários
  1. caetano disse:

    a oficina na rua araguari conforme a foto da epoca foi fundada em 1928 e era filial da rua dom francisco de souza, 95 a 107 fundada em 1921. meu nome e caetano lazzaro o gaetano era meu pai eu trabalhei desde 1951.

  2. Caetano, vejo que teu comentário é sobre o post “O Doutor dos Fords”. Fico muito feliz que vc tenha lido o texto sobre o seu pai. Espero que tenha gostado do blog, e se tiver alguma história para contar sobre a oficina vou ficar muito feliz de recebê-la. Um abraço!

  3. Márcio disse:

    Nunca soube sobre esta competição. Há a 9 de julho que, até a década de 70, tinha sua chegada em frente ao prédio da Gazeta.

  4. marcio disse:

    O velódromo da Rua da Consolação foi construído em 1892, ali devem ter ocorrido as primeiras disputas de ciclismo da cidade.

  5. Tem razão, Marcio. Eu me referia a provas de rua, mas o texto não estava claro. Mudei a redação, acho que ficou melhor agora. Abraço e obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: