O médico e a monstra

O Jardim de Acclimação (atual parque da Aclimação) era um dos locais de lazer preferidos da cidade nas primeiras décadas do século 20, quando o bairro com o mesmo nome ainda mal tinha se formado em volta dele.

Hoje ele é um parque público (pertence à prefeitura desde 1939), mas na época era propriedade do médico Carlos Botelho, que, além de ser diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia, mantinha ali um zoológico particular (o Zoo público de São Paulo, no Cursino, só seria inaugurado em 1958).

O zoo da Aclimação era um aprazível passeio familiar, de acordo com a propaganda veiculada pelo doutor Botelho nos jornais da cidade. “Quereis a saúde e alegria das vossas crianças, levae-as a passear a tarde no Jardim de Acclimação”, dizia um anúncio. Outro, voltado à comunidade italiana, descrevia o parque como “il passeggio più gradevole e instruttivo di S.Paolo” (o passeio mais agradável e instrutivo de São Paulo).

Mas parece que nem tudo era assim tão idílico e gentil.  Em novembro de 1928, a principal atração que o médico exibia em seu zoo era uma mulher (!) com barba de 65 centímetros, anunciada como “o maior phenomeno da actualidade”.

Uma mulher atração de zoológico. E agora, será que mudo o nome do blog?

(As duas fotografias acima, assim como o anúncio da esquerda, são do acervo da família Botelho e saíram no Estadão de 21 de abril de 2011. O anúncio da direita é reprodução da Folha da Manhã de 15 de novembro de 1928.)

Atualização em 14 de março de 2015: Hoje eu descobri mais uma foto do local, e achei que valia a pena compartilhá-la aqui. É um cartão postal, provavelmente dos anos 20, que mostra outra interessante atração do zoológico: a “sucury”. Nele podemos perceber toda a delicadeza, atenção e carinho com que os animais do Dr. Botelho eram tratados.

788

3 comentários
  1. Martin disse:

    Hélio, eu fico muito feliz por você ter gostado! Sei o quanto você conhece e ama a cidade…

  2. Muito informativa a matéria com curiosidades que só os paulistanos daquela época sabiam. Parabéns pelo blog.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: