Pouso forçado

Quem mora em São Paulo conhece bem o problema: de vez em quando, algum caminhão com excesso de altura fica preso debaixo de alguma ponte na marginal, travando o trânsito na cidade toda.

Mas na verdade, além de caminhões, muita coisa interessante já entalou nessas pontes. Uma das mais curiosas foi este avião DC-3, em abril de 1980.

Quando o avião amanheceu parado e sem as asas na marginal Tietê, muita gente pensou que ele tinha caído ou feito um pouso forçado lá. Mas não foi nada isso. Recém-aposentado (tinha pertencido primeiro à Vasp, depois ao Projeto Rondon), ele estava sendo transportado de carreta do Campo de Marte para o Museu da Tecnologia, ao lado da cidade universitária. No meio do trajeto, não conseguiu passar por baixo da ponte Freguesia do Ó. Tinha 4,9 metros de altura, 40 centímetros a mais do que o vão da ponte. O jeito foi deixá-lo estacionado sobre o canteiro gramado, entre as pistas.

Hoje isso não seria mais possível. Desde as obras de ampliação da marginal em 2010, o canteiro gramado não existe mais.

As fotos são do jornal O Estado de S.Paulo.

Atualização em 11 de maio: Mais de 30 anos depois dessa viagem, hoje o avião fez mais uma, desta vez sem entalar em nenhuma ponte. Foi transferido para o jardim do Palácio das Indústrias, no parque Dom Pedro.

Atualização em 25 de setembro de 2014: Numa prova de São Paulo não aprende com os erros do passado, a história se repetiu hoje, com outro avião, sob ponte Transamérica. A história está contada aqui.

2 comentários
  1. Muito bacana essa história. Eu me lembro desse avião no pátio do museu, na esquina da Marginal Pinheiros com a atual Avenida Escola Politécnica. Por anos ele me chamou a atenção quando eu passava por lá, quase todos os dias, indo para a escola. Eu não conhecia a história do trajeto até o museu. Valeu!

  2. Adorei!Sou de antiga família paulistana e sou apaixonado pela história da cidade!Esse avião eu já havia visto em 1980 estacionado lá e não sabia do porquê até hoje!Sensacional!Muito obrigado mesmo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: