Através da janela

Hoje em dia existem muitas janelas de onde é possível ver a cidade do alto. Cem anos atrás, numa São Paulo de prédios baixos, isso não era tão comum. Mesmo assim, encontrei estas duas fotos que mostram vistas amplas da cidade a partir de janelas do centro. Ambas são de 1910.

A primeira foi tomada de uma janela dos fundos do Hotel Majestic, que acabara se ser inaugurado na rua São Bento. Destaque para o Teatro Municipal em fase final de construção (ficaria pronto um ano depois, em 1911), e para as torres de três igrejas: a do largo do Paissandu, a de Santa Ifigênia e, entre as duas, uma terceira que eu não sei qual é.

A segunda foto mostra a vista de uma janela da redação da revista semanal A Lua, no edifício João Brícola (que mais tarde foi demolido para a construção do Altino Arantes, sede do Banespa). Em primeiro plano aparece a praça Antonio Prado. A rua reta que sai dela e vai até o fundo da foto é a avenida São João. Ao fundo à direita, as torres das mesmas igrejas.

As fotos saíram na revista A Lua em janeiro e março de 1910. Sugiro clicar nelas para ver a cidade com mais detalhe.

2 comentários
  1. A São Paulo de hoje é recheada de áreas em que a única vista que se tem é da parede do prédio vizinho ou mesmo da janela da sala do apartamento do prédio vizinho. Eu tenho essa vista da sala da minha casa. Em compensação, dos quartos eu tenho um ampla vista, mesmo morando apenas no quinto andar, graças a morar num ponto alto e não ter nenhum prédio alto diretamente na minha frente. Por quanto tempo? Difícil dizer. Há pelo menos três terrenos na minha linha de visão pelos quais as construtoras estão babando há tempos.

  2. Martin disse:

    Descobri qual é a igreja que eu não conseguia reconhecer. É a igreja luterana que fica no comecinho da avenida Rio Branco.

Deixe um comentário

