Paraíso

Quem mandou esta foto para o blog foi o garotinho da direita, Emil Lewinger, que aparece com o irmão (e com cara de bom aluno) na porta da escola.

A escola do Emil ficava na rua Leôncio de Carvalho, a poucos metros da av. Paulista, no bairro do Paraíso. Hoje só é possível reconhecer o local por causa do prédio ao fundo: é o edifício Queen Anne, que até hoje está lá, na esquina da Leôncio com a Oscar Porto. O resto mudou completamente.

A foto é de 1971, mas quem conhece o bairro sabe que a mudança foi gradual e demorou para acontecer. Até bem pouco tempo atrás a rua ainda conservava um pouco deste ar, graças a algumas casas semelhantes à da escola, que ainda subsistiam. Foram demolidas no mês passado, infelizmente.

Em tempo: como observou o Emil, a cidade era mais gentil mas as calçadas parece que estavam tão esburacadas como hoje…

3 comentários
  1. A foto é pouco reveladora, mas muito legal. É esse tipo de tesouro que ainda está escondido nos acervos, digamos, “analógicos” de milhares de pessoas, que, espero, ainda surgirão nestes tempos de presença digital maciça.

  2. pois é Alexandre, tenho aos poucos tentado digitalizar todos os albuns que meus pais (e avos) faziam para nao perder conteudos preciosos de historia pessoal. Como voce mesmo disse, a foto muitas vezes só se explica para o autor (no caso eu), mas sempre aparecem alguns pequenos “tesouros” da vida cotidiana, como uma cratera na calçada em 1970….

  3. Emil, eu mesmo tenho coisas nos arquivos que podem render preciosidades. Na verdade, nos arquivos dos meus pais com fotos de quando eu era pequeno (fim dos anos 1970, início dos anos 1980). Fotos que eu bati, mesmo, tenho coisas desde 1999, quando comecei a usar câmeras digitais e não tinha limitação de filme. Afinal, sempre ouvi de meus pais, especialmente em viagens, que eu deveria sempre me colocar ou colocar alguém da família nas fotos, então eu não batia, como bato hoje, tantas fotos da cidade. Um grande arrependimento.

Deixe um comentário

