No tempo das diligências

O cinema parece ter-nos condicionado a pensar que as diligências – aquelas carruagens fechadas, puxadas por cavalos – foram coisa exclusiva do velho oeste americano. Mas não é bem assim. Diligências iguaizinhas às dos filmes também rodaram bastante por aqui e chegaram a ser um importante meio de transporte entre São Paulo e Santos, antes da chegada da ferrovia em 1867.

Houve pelo menos duas empresas que operavam linhas regulares entre as duas cidades. Uma delas era a Cia. Progresso Paulista (anúncio acima), que fazia meia dúzia de viagens por mês. Não sei de onde as suas diligências saíam, mas o anúncio informa que os bilhetes eram vendidos “na rua Direita n.17, fabrica de chapéus” .

A outra empresa, aparentemente maior, era a Viação do Rio-Grande (anúncio abaixo), com partidas diárias. Seus carros saíam às sete da manhã da rua da Cruz Preta (atual Quintino Bocaiuva). Faziam uma parada para almoço “no Rio-Grande” (imagino que seja o atual município de Rio Grande da Serra), e chegavam a Santos às duas da tarde. O anúncio ainda explica: “Os passageiros que por encommodados ou por qualquer outro motivo quizerem do Rio-Grande seguir á cavallo, dar-se-lhe-há cavalgadura, e poderão preterir a sua viagem na diligencia do ponto do Rio-Grande para o dia seguinte, sem fazerem por isso mais despesas”.

Não entendi a razão, mas os anúncios das duas empresas avisam que as bagagens deviam ser despachadas um dia antes da partida.

E parece que havia também uma linha de diligências entre São Paulo e a freguesia da Penha. Mas sobre essa eu não encontrei muita informação. Quem sabe fale dela em algum post futuro…

Os anúncios são do Almanack de S.Paulo de 1872 e do Correio Paulistano de 11 de janeiro de 1865, reproduzidos de wernervana.com e de novomilenio.inf.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: