Paulista 900

O prédio da Gazeta, no número 900 da avenida Paulista, é um dos endereços-ícone da cidade. Apesar disso, ele é considerado por muita gente um prédio feio e esquisito. Eu mesmo sempre o achei estranho: largo e atarracado, pesado e monumental demais para um prédio de tão pouca altura, com apenas 15 andares.

Só recentemente fiquei sabendo do motivo para ele ser assim: na verdade trata-se de um prédio inacabado. Foi projetado para ter mais do que o dobro do tamanho, mas a construção ficou no meio do caminho.

De acordo com o projeto, encomendado pela Fundação Casper Líbero ao engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz (que depois seria prefeito de São Paulo), o prédio deveria ser um dos mais altos da cidade. Mas a Fundação não teve fôlego para bancar a construção até o fim. No final dos anos 60, por falta de dinheiro, decidiu-se dar acabamento ao pedaço que já tinha sido erguido e dar a obra por terminada…

(As quatro imagens são do arquivo da Fundação Cásper Líbero e foram reproduzidas de memoriadoradiobrasileiro.blogspot.com. Gosto especialmente da última, que mostra a Paulista como era na época da construção: ainda arborizada, com a casa dos Matarazzo de um lado e o edifício Saint-Honoré do outro)

4 comentários
  1. Alex Balint disse:

    Nossa, que interessante. Aposto que pouquíssima gente sabe disso.

  2. juju monf disse:

    Muito bacana! Tenho fotos da mesma vista tiradas em Dezembro/2012, vistas do quinto andar do prédio, como faço para te enviar?

  3. Daniel disse:

    Não teria a ver também com a limitação de gabarito na Paulista?

  4. Carlos Cerejo disse:

    Mora ao lado, no Edifício Pauliceia 960. Cheguei brincar em suas fundações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: