Córrego Paraguai

A foto aérea do início dos anos 70 revela um desengonçamento adolescente: a cidade se desenvolvia rápido em alguns lugares, mas se esquecia de outros.

A avenida larga que corta a foto é a Rubem Berta, inaugurada pouco tempo antes, e o aeroporto de Congonhas aparece na parte superior esquerda. E os bairros dos dois lados da avenida contrastam bastante entre si. Moema, à direita, embora ainda sem nenhum prédio de apartamentos, já está bem moderna. Mas o Planalto Paulista, do lado esquerdo, com suas ruas de terra, uns terrenos baldios e o córrego Paraguai (no canto inferior), ainda mantém um certo ar interiorano.

O contraste se manteve até 1978, quando a gestão Olavo Setúbal canalizou o córrego e construiu sobre ele a avenida José Maria Whitaker – que por sinal é feia de doer.

(Foto reproduzida de skyscrapercity.com)

10 comentários
  1. Corey disse:

    Foto sensacional! Eu não fazia idéia que essa região mudou tanto em tão pouco tempo. Moema está totlamente diferente com os prédios. Parabéns pelo trabalho!

    Abraço!

    Corey

  2. Alexandre Chazan disse:

    quando eu era pequeno atravessava este córrego paraguai com minha mae para ir no supermercado Argenzio que existia ali….

  3. edu disse:

    pois é, o Argenzio foi substituido por um monte de mercado lixo !!! aquilo era mercado !!!! até hj faz faz falta !!!

  4. Margita disse:

    Muito, muito boa essa foto. Moro atualmente no Planalto Paulista e nessa foto a av. dos Bandeirantes ainda não existia. Curto muito as fotos desse blog, parabéns pela iniciativa.

  5. Na mesma época da construção da Av. 23 de Maio, meu pai estava construindo uma casa no Planalto Paulista (Av. Itacira). Lembro-me que, para visitar a obra, tínhamos que pegar um desvio na Av. Indianópolis por causa da construção do viaduto que aparece na foto. Realmente, a rua que morávamos era de terra e foi pavimentada menos de um ano depois, se não me falha a memória, mais ou menos em 1969.
    Parabéns pelo site, adorei! A propósito, tenho algumas fotos que talvez lhe interessem. Como posso enviá-las?
    Abraços!

  6. Edison, fico muito feliz que tenha gostado do blog. Adoraria receber as fotos! Pode mandá-las para quandoacidade@gmail.com. Obrigado e um abraço!

  7. Brinquei muito na beira desse córrego nos anos 70, no final da Altino Arantes. Antes do mercado Argenzio foi o mercado da eletroradiobrás

  8. Elisabeth Vicente disse:

    Simplesmente amei a foto!!!! Como faço para conhecer seu blog??

  9. Que bom que gostou, Elisabeth. Fico feliz. Vc já está no blog, basta ir navegando por aqui e conhecendo os textos e fotos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: