Veo, veo, ¿qué ves?

Bem no centro da praça Buenos Aires, naquela parte mais alta, havia um observatório astronômico (foto da esquerda). Pertencia à Escola Politécnica, num tempo em que ela ainda não era a Poli da USP, pois a USP nem existia. Com a verticalização de Higienópolis e o surgimento de prédios altos dos quatro lados da praça, o equipamento deve ter passado a servir para observar só a intimidade dos apartamentos…

E antes do observatório, existiu no mesmo lugar um quiosque-mirante para apreciar a paisagem (foto do meio).

Mas o que existe hoje lá é a escultura “Mãe”, do artista ítalo-brasileiro e professor da FAU-USP Caetano Fraccaroli (foto da direita). Só que ela não deveria estar lá. Por seu formato, e por estar instalada no ponto mais alto da praça, a escultura acabou se transformando em uma espécie de obelisco. Isso contrariava o autor, que morreu em 1987 reclamando dessa implantação. Ele queria que a obra fosse instalada na parte baixa da praça, no gramado próximo ao espelho d’água.

A foto do observatório é reproduzida de saopaulominhacidade.com.br, onde aparece sem crédito de fonte. A do mirante é do álbum “Melhoramentos da Cidade” publicado pela prefeitura em 1913, e também aparece no livro “Higienópolis e Arredores”, de Silvio Soares Macedo (1987). E a da escutura é de Wikimedia Commons.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: