Near saturation

Não fosse pelos modelos dos carros, a foto de Marvine Howe, correspondente do New York Times, passaria por atual. O aspecto do local continua o mesmo (embora as árvores tenham crescido um pouco), e a saída do túnel sob a praça Roosevelt vive exatamente desse jeito: entupida.

Na época em que a foto foi tirada, a transmissão rápida de imagens era bem mais cara e complicada do que hoje. Jornais e agências de notícias usavam o sistema de “telefoto”: cada ponto da imagem era transformado em um sinal, enviado por telegrafia. Mas apesar da tecnologia de transmissão arcaica, a preocupação expressa na legenda que acompanhava a imagem, batida à máquina na lateral, parece mais atual do que nunca:

“A scene in downtown Sao Paulo. The city is near saturation...
(Uma cena no centro de São Paulo. A cidade está perto da saturação…)

A foto saiu no New York Times de 14 de fevereiro de 1973. E alguns trechos da matéria parecem ter sido escritos ontem, e não há 40 anos:

“The richest city in the country appears to be in the verge of a breakdown, with overwhelming problems of housing, sanitation, congestion, pollution and crime. Paulistas complain about traffic, the lack of green space, the absence of leisure facilities, and the dullness of their fellows. But they would not move for anything and are inclined to look down on other Brazilians.”

(A cidade mais rica do país parece estar à beira de um colapso, com problemas enormes de habitação, saneamento, congestionamento, poluição e crime. Os paulistas reclamam do trânsito, da falta de áreas verdes, da ausência de instalações de lazer e da indiferença das pessoas. Mas eles não se mudam por nada, e têm uma tendência a tratar com arrogância os demais brasileiros.)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: