Torre de “Pizza”

Você sabia que São Paulo já teve a sua Torre de Pisa? Não tão conhecida como a original (hoje em dia quase ninguém sabe que ela existiu), nem tão antiga (durou apenas 25 anos, construída em 1874 e demolida em 1900), nem tão bonita (era neoclássica, vetusta e pesada), mas tão inclinada quanto, como dá pra ver nesta foto de Aurélio Becherini, uma das poucas que restaram dela. Ficava no parque da Luz e, com seus 20 metros de altura, foi no seu tempo o prédio mais alto da cidade.

Antecipando em 77 anos o que aconteceria com o buraco do Adhemar, ganhou um apelido carinhoso da população em homenagem ao presidente da Província que a tinha mandado construir. Chamava-se “canudo do João Teodoro”.

Não se sabe ao certo para que João Teodoro inventou de fazê-la. Talvez tenha sido para servir de mirante. Parece que em cima dela chegou a funcionar um observatório meteorológico, mas não há muita certeza disso. No acervo fotográfico da Casa da Imagem, onde a foto está arquivada, a informação que consta é que se tratava de uma caixa d’água.

E também é incerta a razão pela qual o prefeito Antônio Prado mandou derrubá-la. Dizem que foi para que não competisse em imponência com a torre da estação da Luz, recém-construída ali em frente. Mas não deve ter sido isso. Meu palpite é que foi demolida porque ia cair mesmo, torta daquele jeito.

O que se sabe com certeza é que, exatos 100 anos depois da demolição, ela voltou a dar o ar da graça. No ano 2000, durante uma obra no parque, os operários que escavavam o solo esbarraram em umas pedras. Foi-se ver o que era, e eram as fundações da torre voltando “à luz”. Desculpem, não resisti ao trocadilho.

2 comentários
  1. Eliana disse:

    Puxa, essa pra mim é novidade… Adorei!

  2. Paulo disse:

    Existe uma estória deliciosa sobre essa torre…o prefeito João Teodoro separou-se de sua esposa (salvo engano durante o seu mandato) já que pelo que contavam ela não era das mais fiéis e um dos lugares onde ela foi vista em um de seus encontros foi… a escadaria dessa torre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: