A viagem de Ted

Theodore H. Kross deve ter sido um daqueles turistas americanos bem típicos, de bermuda, camisa florida e máquina fotográfica pendurada no pescoço. Pelo menos é assim que eu o imagino. Descobri seu nome na descrição deste conjunto de fotos, que estava à venda na internet. As demais informações sobre ele são de um obituário publicado no jornal Chicago Tribune.

Os amigos o chamavam de Ted. Nasceu em 1916 em Elmhurst, um subúrbio de Chicago, onde morou a vida inteira e onde morreu aos 95 anos, em agosto de 2011.

Morava sozinho, não casou nem teve filhos, e era fanático por viagens e por fotografia. Esteve na África, Ásia, Europa, Oceania e América Latina, e guardava milhares de fotos que tirou em diferentes épocas e em dezenas de países. Tinha orgulho das fotos. Gostava de mostrá-las e contar histórias das viagens. Mas com a morte dele, a coleção foi desmembrada e está sendo leiloada aos poucos na internet.

Em 1960, a viagem de Ted foi para a América do Sul, e a São Paulo que ele viu foi essa aí embaixo.

São 24 slides Kodachrome de 35mm, datados na moldura (23 e 24 de fevereiro), que Ted guardou por 51 anos. Foram vendidos por uma ninharia. Os de Asunción e Buenos Aires, por onde a viagem prosseguiu, não conseguiram comprador.

6 comentários
  1. Bem, esses não fui eu que comprei. Pena. Você achou essas preciosidades antes ou depois de a venda ser finalizada? Andei fuçando no eBay, e, se eu não me controlasse, teria gasto uma grana. Muita coisa legal em termos de fotos antigas. Comprei apenas aquele cartão postal da Vinte e Três de Maio que você colocou numa postagem antiga (que, sei lá por quê, apareceu no meu Google Reader esses dias).

  2. Corey disse:

    Essas fotos são fantásticas, já tinha visto algumas no Saudade Sampa, a jóia da coroa na minha opinião é a foto do São Vito, tinindo de novo. É uma pena que um prédio tão lindo durou tão pouco e teve o destino infeliz que teve. Abraço!

  3. Martin disse:

    Que bom que gostou!
    Sim, o Saudade Sampa publicou uma parte delas. Com certeza as achou no mesmo lugar que eu, embora não tenha citado a fonte nem o autor. Na minha opinião, a história destas fotos é o que as torna mais especiais.
    E sim, também acho a do São Vito a mais fascinante!

  4. RobertoJP disse:

    Sensacional, já está nos meus Favoritos, parabéns pelo blog!

    E no meu caso a imagem coroada é a do Mercado Municipal, tem um simbolismo bem grande para mim porque meus tios (e também meu pai até em meados de 1966) moraram ali ao lado (Zona Cerealista) justamente nos anos 60; só fui conhecer o lugar em meados da década de 70 quando eu tinha os meus cinco ou seis anos de idade mas ainda hoje me lembro bem de algumas coisas do lugar – o cheiro dos grãos armazenados nos galpões (e esparramados pelas calçadas), uma vistosa agência do Banco Nacional que ficava ao lado do Mercado, e um enorme luminoso comercial do televisor Colorado RQ perto desse banco… e, no geral, as imagens em si são de cair o queixo, as fotos parecem ter sido tiradas ontem mesmo de tão boas que estão! Mais uma vez, parabéns pelo blog e pelo grande trabalho!

    P.S.: acabei conhecendo seu blog através de um post do jornalista Flávio Gomes (http://flaviogomes.warmup.com.br/2012/04/dica-do-dia-215/) e por isso vim dar uma espiada por aqui…

  5. Martin disse:

    Obrigado, Roberto!

  6. Carlos disse:

    Muito legal o seu blog. Vou voltar sempre.
    Essas fotos são sensacionais e a história do Ted é ótima.
    São muito especiais para mim, porque foram tiradas nos dois dias seguintes ao meu nascimento. Assim, posso imaginar meu pai percorrendo essas paisagens quando saiu da Maternidade (a ProMatre, numa paralela à Paulista, R. São Carlos do Pinhal, se não me engano), para me registrar em um cartório de Santana. Ou, depois, para fumar um charuto (ele fumava mesmo charuto!!) com os amigos no Bar e Restaurante Guanabara (esquina da São João com o Anhangabaú, que está lá até hoje) ou, mais tarde, brindar com outros amigos no Bar Brahma.
    Muito obrigado pela viagem ao passado que você me proporcionou.

    PS – também conheci seu blog através do Flávio Gomes, que posta um monte de coisas legais, ainda que entremeadas chatices monumentais.

Deixe uma resposta

