Chazinho

Quem frequentou o centro nos anos 70 e 80 deve lembrar que na época o Viaduto do Chá tinha uma espécie de filhote. Era uma estrutura menor de concreto que passava por baixo dele, servindo de passarela aos pedestres que quisessem passar de um lado ao outro do vale do Anhangabaú.

Esse acréscimo tinha sido projetado em 1969 pelo escritório de arquitetura Croce, Aflalo & Gasperini, durante a gestão do Paulo Maluf na prefeitura. Seu formato era em X, com dois arcos de concreto que se encontravam no meio do vale. E apesar do contraste com as linhas sisudas do viaduto projetado por Elisário Bahiana em 1938, as duas obras se integravam bem e o resultado era harmonioso.

Mas o mais curioso de tudo é que a passarela reunia duas características absolutamente insólitas em uma obra do Maluf: tinha sido projetada para pedestres e não para carros, e era bonita. Na certa o prefeito estava meio distraído, ou não estava se sentindo muito bem, no dia em que aprovou o projeto. Caso contrário, como se explica que ele tenha deixado passar uma coisa dessas?

A foto colorida é reprodução de um cartão postal dos anos 70, e as duas outras são de Aflalo & Gasperini Arquitetos S/C Ltda. Depois da remodelação do Anhangabaú, concluída em 1991 na gestão Luiza Erundina, a passarela não fazia mais sentido uma vez que os carros deixaram de passar por lá.

6 comentários
  1. Martin, buenas tardes!!

    Cara muito legal o post, principalmente pq outro dia estava discutindo essa passarela com minha mãe. Como tenho 26 anos, não lembro bem de ter andando nela até 91, então só lembrava do viaduto como é hoje. Já minha mãe andou muito por ali e me explicou como era, até que achei as fotos no Google mas sem saber quem fez e quem tirou de lá.

    Muito legal cara, parabéns!!

    Abraço!!

  2. Peter disse:

    Taí, hoje aprendi algo novo. Como não passava muito pelo centro, não lembrava dessas passarelas. Legal!

  3. faria disse:

    Incrível. Eu me esqueci completamente dessa passarela. Como pode? Ha-ha.

  4. Martin disse:

    A passarela também está neste vídeo de 1988. Ela aparece aos 3 minutos e 1 segundo.

  5. Sabe que nem me toquei que ela foi demolida…

  6. Gostaríamos de fazer dois comentários: o novo Anhangabaú foi inaugurado no início de 1992, e a passarela, por incrível que pareça, só foi removida anos depois, não temos certeza se no governo Pitta ou no início do governo da Marta.
    Uma pena, porque realmente ela era bem bonita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: