A cidade de Francisco

Não sei quase nada sobre o autor destas fotos. Mas sei que se chamava Francisco de Almeida Lopes, que viveu entre 1909 e 1987, e que gostava de fotografar São Paulo.

Francisco produziu ao longo da vida uma quantidade enorme de fotos da cidade. Esse acervo hoje pertence ao seu filho, José Carlos Neves Lopes, que muito gentilmente permitiu que eu publicasse algumas aqui. O difícil foi escolher. Acabei optando por todas estas, que misturam a São Paulo dos anos 50, 60 e 70.

A José Carlos, agradeço o gesto generoso. E a quem gostar destas fotos, recomendo dar uma olhada no blog dele: http://almeidalopes.blogspot.com.br. Tem muitas outras lá!

6 comentários
  1. As duas casas da Paulista, eu me lembro de sua demolição. A da J. E. Lima foi em 1984 e deu margem a muita reclamação. Já a da Campinas foi mais ou menos em 1979 e ninguém ligou… Já uma das fotos do Anhangabau mostra ainda, se não me engano, o palacete do antigo Clube Comercial ainda de pé…

  2. Martin disse:

    Eu não me lembro muito bem dessa casa da esquina da Campinas, Ralph, mas lembro de quando a da Joaquim Eugênio foi demolida. Foi em 1982, num dia em que várias casas da avenida amanheceram demolidas às pressas, para fugir de um tombamento que tinha sido anunciado pelo Condephaat.

  3. Martin, houve dois festivais de demolições na Paulista, um em 1982 e outro em 1984. Eu acho que a de Joaquim foi em 1984, mas posso estar erado. Tenho de consultar meus alfarrabios! Abraços

  4. Onde há um fusca há outro, ou vários…

  5. Luca disse:

    belas imagens, mas alguém pode me explicar o que é aquele triângulo na segunda imagem ?
    era alguma propaganda ?

  6. É o logo da construtora Gomes de Almeida Fernades (hoje Gafisa), que com certeza era quem estava construindo esse prédio (edifício Barão de Christina, na av. Paulisa 1471).

Deixe um comentário

