Vôo direto

Hoje não tem foto antiga. Ao invés disso, escolhi um pôster da United Airlines, desses que costumam ficar pendurados em agências de turismo e lojas de passagens aéreas.

O cartaz é de 2004, e faz parte de um conjunto encomendado pela United ao artista plástico americano Tim Zeltner. Além de São Paulo, foram retratadas muitas outras cidades do mundo servidas pela companhia. Está na cara que o artista não viajou para as cidades. Se tivesse vindo para cá, não desenharia o teatro municipal com essa cara de Taj Mahal.

Mas o curioso nesse pôster é que, apesar de criado há tão pouco tempo, ele dá a impressão de retratar uma São Paulo de décadas atrás, mais pacata e tranquila. Como se a United vendesse bilhetes para viajar no tempo. Em parte, talvez isso se deva ao estilo característico do Tim Zeltner, que lembra um pouco a singeleza  e suavidade da arte naïf, principalmente nas palmeiras da praça Ramos.

Destaque também para os dois prédios que aparecem atrás do teatro. À direita está o hotel Hilton, por coincidência desativado no mesmo ano em que o pôster foi feito. E à esquerda, uma catedral da Sé toda errada, com uma cúpula mourisca que nunca existiu, o que aumenta a estranheza do conjunto.

 

1 comentário
  1. Gabriel (Trovão) disse:

    No fim, a coisa toda ficou com uma cara de Taj Mahal. Ficou bonito, mas estranho.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: