Para ver a paisagem

O Belvedere Trianon, um mirante projetado por Ramos de Azevedo no local onde hoje é o Masp, já foi assunto de outros posts aqui no blog.

Mas na época em que ele foi inaugurado, já havia muitos outros “belvederes” na cidade, como por exemplo o do Brás, o da avenida Tiradentes e o dos garçons, retratados pelo cartunista Voltolino.

O da Paulista foi demolido há muito tempo, mas os outros se desenvolveram bastante. Hoje a cidade está cheia de versões atualizadas deles…

(As três charges de Voltonino foram publicadas na revista A Cigarra em 1916, por ocasião da inauguração do Belvedere Trianon)

3 comentários
  1. O Trianon foi demolido em 1951. Só mesmo mentalidades cretinas como as da época podiam autorizar a sua derrubada. E, poir, depois fizeram um prédio para abrigar o museu, um horror em concreto.

  2. Martin disse:

    Mas o projeto do Masp pelo menos conservou a função do mirante que existira ali…
    O que estragou tudo mesmo foi o viaduto São Carlos do Pinhal, construído em 1970 pelo Maluf. Esse sim um horror de concreto. Hoje o Masp tem um enorme mirante que dá vista para o viaduto…

  3. Não esquecer que houve um “belvedere” de fato, num sobrado da Rua Boa Vista n.48(antigo) no inicio do seculo passado. A frente desse sobrado estava instalado o jornal “O fanfulla” e , nos fundos existiu o Frontão Boa Vista, que era uma casa de jogos muita frequentada pelos imigrantes espanhois. Ao fundo desse local existia uma varanda que dava vista para todo a varzea do Carmo, que, a época, estava sendo remodelado para ser o magnifico Parque D.Pedro II de outrora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: