Rasgando o vale

Eu pedi ao Gilberto Franco, e ele muito gentilmente permitiu que eu publicasse aqui no blog estas duas fotos fascinantes tiradas nos anos 60.

Elas mostram o vale do córrego Água Branca, quando ele estava se se transformando na avenida Sumaré. Ambas pertencem ao acervo da construtora Azevedo Travassos, que trabalhava na abertura da avenida.

A primeira foto olha para o sul, e a rua transversal que se vê bem no meio é a prof. João Arruda. A segunda imagem é no sentido contrário, e a diagonal que sobe à direita é a rua Caiubi. Mas essas informações também foram passadas pelo Gilberto, porque eu não seria capaz de reconhecer nada disso sozinho…

          

(A propósito: outra foto do mesmo vale pode ser vista neste outro post, publicado alguns dias atrás)

3 comentários
  1. Gilberto Franco disse:

    A impressão que dá, olhando essas fotos, é de que os fundos de vale na cidade eram inicialmentr encarados como “defeitos” do tecido, como imperfeições naturais de uma peça de couro. Um “risco” a atrapalhar os traçados retilíneos que se faziam em planta.
    Então faziam aquele quadriculado de ruas com um “nada” no meio; ninguém sabia bem o que fazer com ele.
    Essa foto é do momento em que se descobre uma utilidade a esse “nada”, desde que canalizando o córrego. Mas até hoje se percebe que as encostas muito íngremes continuam lá, como há cinqüenta anos, abandonadas.
    E é recente a consciência de que não basta transformar os fundos de vale em avenidas – só que agora é meio tarde pra mudar…

  2. Bem surreal ver a Caiubi desse jeito, a Sumaré… mas a região até que estava bastante desenvolvida para a época. Sobre os fundos de vale, realmente: o pior é saber que agora é tarde…

  3. Daniel Diniz disse:

    Eu morei de 1994 a 2006 naquele último prédio da foto da Prof João Arruda (esquina com a Ministro Godoy) Que foto sensacional!!! A casa ao lado da predio está lá até hoje, a árvore do quintal hoje chega até o 7 andar do prédio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: