Sears Paraíso

Não sei a data da foto, muito menos o autor. Mas o local é inconfundível. É a fachada da Sears Paraíso, na rua 13 de Maio.

Ela se manteve assim até 1989, quando o prédio foi reformado para virar o Shopping Paulista.

A foto é reproduzida da internet. A nota fiscal de 1982 é uma contribuição de Emerson Meneses.

289

337

49 comentários
  1. Não fazia a MÍNIMA ideia de que já houve uma Sears em São Paulo. Mais um belo achado.

  2. daniel disse:

    Eu tb não tinha ideia que já houve sears em sp. Bela foto!

  3. Martin disse:

    Na verdade eram duas. A outra era a Sears Água Branca, onde hoje é o shopping West Plaza.
    Eu frequentei as duas, mas não costumo contar isso pra ninguém porque entrega a idade… 😉

  4. Gabi E. disse:

    A Sears da Água Branca faz parte da minha infância. Eu me lembro muito bem do estacionamento, da entrada pela escada rolante da garagem (que, chegava outubro/novembro, começava a exibir árvores e enfeites de Natal, e aí a gente entrava em contagem regressiva para a festa), da sessão de discos – LPs, claro -, da sessão de brinquedos (e dos joguinhos que descobri de lá), da lanchonete. Tenho saudades.

  5. Pedro wolthers disse:

    depois ela se mudou para o shopping center morumbi

  6. Tomomasa Takeda disse:

    Eu e minha esposa comprava aqui, carrinho para nossa filha, as ferramentas importadas, etc. que ja quase 38 anos atras. Mas nunca tirei fotos. Mas agora estamos vivendo em Toquio, desde 1982. Que saudade!

  7. Fui muito à Sears com meus pais. Tanto no Paraíso como, mais ainda, na avenida Antartica – prédio que, tambem reformado, virou o Shopping West Plaza. Não sei qual das duas lojas veio primeiro. Mas acabaram ambos lá por 1982, comprados pelo Abilio Diniz, que fez nelas sua loja Sandiz – vendida também depois para outro grupo. Tenho até hoje um pequeno ticket de caixa da Sears da av. Antartica.

  8. Martin disse:

    Na minha memória pelo menos, as duas lojas continuaram sendo Sears até o final, e coexistiram com a Sandiz, que era na rua Augusta (essa eu também frequentei). Mas agora fiquei na dúvida…

  9. Gabi E. disse:

    Eu acho que não virou Sandiz, virou Dillard’s, não foi? Também tinha uma Dillard’s ali na Augusta.

  10. Realmente, primeiro virou Dillard´s, aí virou Sandiz quando o Diniz comprou. Nossa, eu havia me esquecido!

  11. Maria Sylvia disse:

    A Sears chegou no Brasil nos anos 40 ! Instalou-se primeiro no Paraiso.
    Posteriormente teve as lojas Shopping Iguatemi e Água Branca aonde nos últimos tempos era a diretoria.

  12. Esta Sears era onde é hj o Shopping Paulista. No Shopping Iguatemi tbém tinha uma Sears, que ocupava dois andares no espaço onde hj é praça de alimentação no térreo (Galeto’s, Arabia, etc), Tiffany’s de frente pra Faria Lima e lojas no andar superior.

  13. Silvana disse:

    Fui muito nessa Sears com minha mãe, era bem bacana e tinha de tudo. Como eu era criança, muitas vezes íamos na lanchonete, que tinha um dos melhores cheese saladas de São Paulo. Memória gastronômico-afetiva é muito poderosa! Amei o blog, parabéns!!! Sil

  14. Obrigado, Silvana! Fico muito feliz que tenha gostado. Volte sempre!

  15. Amei, Rio também tinha aSeras, alias várias.Mesbla e sears rivalizavam, um tempo bom.

  16. Alvaro Metello disse:

    Nos anos 70, em época de Natal, eu e muitos estudantes daépoca trabalhavamos como “extra”. Boas lembranças. Curiosidade era o amendoim que era vendido na loja, cujo modo de preparar era único. Ninguém fazia igual.

  17. Alvaro Metello disse:

  18. Lucila disse:

    Essa foto parece mais a Sears da àgua Branca.
    Aos sábados íamos lá e meu pai comprava amendoim quentinho que vendia dentro da loja…

  19. Maritza disse:

    Eu digo para TODOS os meus amigos da Sears que tinha ali quando vamos ao shopping… meus vestidos de festa junina eram TODOS da Sears… me lembro vivamente da moda praia em 80 e pouco quando a moda era adesivos coloridos de colocar nos seios e minha mãe se recusou terminantemente de me dar… Chorei! E a nota fiscal?!? UMA MONARK!

  20. gabriel t souza disse:

    No prédio da Água Branca, ficava a Matriz da SEARS no BRASIL.COMPRAS,CONTABILIDADE ,FINANÇAS e DIRETORIA.

  21. john brans disse:

    Moro em Niterói, RJ, também tivemos a Sears por aqui, era pequena, na rua São João, que depois nos anos 80 mudou-se para o Plaza Shopping. A maior loja ficava na praia de Botafogo no Rio. Lembro que comprei uma máquina de lavar Westinghouse, que só dava problemas mas a Sears oferecia um seguro além da garantia e esta funcionava mesmo, era ligar e lá estava o técnico da Sears com seu uniforme verde escuro. Saudades das lojas de departamentos. Abraços a todos.

  22. Neusa disse:

    Meu primeiro emprego foi na loja Sears do Paraiso, fazia pesquisa de mercado, lembro do slogan da loja “satisfação garantida ou seu dinheiro de volta”. Amei trabalhar lá.

  23. Incrível. Trabalhei lá nos anos 80. Na sessão de artigos esportivos, bem no fim da loja, quase chegando no estacionamento.

  24. O mais legal é que a nota fiscal da foto é da sessão e da loja que eu trabalhei, só não é da minha época, porque trabalhei lá dois anos depois em 1984!

  25. Rose disse:

    Muita saudade da Sears Água branca!!!!! Fui muiiiito!!! rsrsrs
    A lanchonete então!?!?! Quando entrava na loja, já ia sentindo o cheirinho da castanha de cajú torrada!!!!
    Alguém lembra de um bolo maravilhoso de chocolate que tinha???
    Queria tanto a receita……

  26. Nilton Arenque disse:

    Trabalhei 22 anos na Sears…VERDADEIRA ESCOLA DE VAREJO NO BRASIL…obrigado amigos da Sears.

  27. Ari Furbino dos Santos disse:

    Devo a maior parte das minhas humildes habilidades profissionais á SEARS, ROEBUCK. Fui muito bem acolhido pela elegante e competente gerente de pessoal, dona Lucy Pollara, que me incentivou , me treinou e me incentivou.
    Em pouco tempo fui promovido a D.H. Tão jovem… 22 anos, isto á por 1964… se não me falha a memória. Os executivos americanos que ainda restaram naquela época, eram pessoas amigáveis e simpáticas e nos tratavam com muito carinho e respeito. A loja (da Ágjua Branca) pelo menos, sempre muito limpa e perfumada… Que saudades e que time de profissionais de altíssimo nível: Mario Adriano Cardoso Rayel, Gelson Campanatti, Sr. Cabral, Sr. Jeremias do display, Sr. Cortez do UBC, Sr. Everaldo e tantos outros modelares e irrepreensíveis… Quanta gente boa, meu Deus…
    Foi um privilégio participar desta equipe. Pena que a Sears se foi do Brasil. Que perda para todos nós. Bem vou parar por aqui, se não vão me chamar de aborrecedor… de chato…

  28. Há alguns dias passou um filme que mostrava como era a fachada da loja no final dos anos 70. Acho muito bonito lembrar com lucidez de das referências e ícones da nossa cidade.

  29. Neusa Alves disse:

    Bom dia Carlos Alberto vc tambem trabalhou em uma das Lojas?

  30. imail edmilson.cardozo@ig.com.br disse:

    qm sabe onde eu posso pegar os documentos para aposentadoria do meu pai q trab 10 anos no deposito em taboão da serra????

  31. Muito obrigado pelas histórias da Sears que estão contando aqui. Eu trabalhei na Sears da Água Branca, São Paulo, desde 1963 até 1970. Era presidente da Sears na época, o senhor Kleibon e sai com o senhor Pullford. No Departamento de Propaganda, realizei os anúncios de móveis e decoração, era Layout-man e arte-final. Eu tinha colegas maravilhosos, que lembro com muita saudade… Nosso chefe era o Sr. Tunas e depois em seguida, foi sucedido pelo Sr. Morley, muito boa pessoa; Antonio Lopez Marin foi nosso Diretor de Arte, brilhante e um grande companheiro. Uma atmosfera de segurança e boa camaradagem eles faziam nos respirar. Os desenhistas dos anúncios Fong Shiu Yen; Orlando Gaida; João; Antonio; Adolfo; Haroldo; Everaldo… todos eles grandes amigos e grandes pessoas. Eu vim para a Espanha, meu país, em 1970 por razões familiares, mas sempre lembrarei com nostalgia, aqueles anos felizes, junto aos companheiros do departamento de Propaganda na loja Sears de Água Branca, São Paulo.
    Mais tarde na Espanha, continuei trabalhando na Sears até o ano de 1983 que fechou definitivamente. Também encontrei um bom ambiente entre os chefes dos empregados americanos e espanhóis. Todos sentiram nostalgia quando desapareceu Sears. Agora formamos uma espécie de associação de ex-empregados da Sears na Espanha, e estamos on-line neste endereço: http://webs.ono.com/antonio.olivera/empl-sea/index.htm
    Antonio Olivera

  32. Luis A A Domingos disse:

    Tambem trabalhei 5 anos na divisão 28/95 Centro Automotivo com o Wenceslau. Aqui foi o meu esmero como profissional de vendas. Treinamento constante com o maximo de seriedade. Grato a todos.

  33. Alda Inacio disse:

    Alguém destes antigos funcionários da Sears teve problema com registro do Inss para aposentadoria???? Eu estou tendo e queria trocar ideias. A Sears consta no Inss como não registrada e eu que lá trabalhei mais de um ano no paraiso, agora tenho que correr atrás do prejuízo.

  34. marilene moreira de almeida disse:

    omeu nome e marilene trabalhei na mesbla do shopping ibirapuera no ano 77a 79 setor de disco preciso comprovar meu vinculo empregaticio no inss pois perdi a carteira. alguem pode me ajudar pois nao posso ir ate o rio de janeiro

  35. fernando lourenço disse:

    Eu tenho 2carnes da Sears.que era do meu pai

  36. Jaime Matos disse:

    Lindas recordações, trabalhei na Sears por 18 anos – iniciei em 68 como boy do Depto. Central de Crédito na A. Branca la no sub-solo ao lado do Peg-Pag ( vcs se lembram? ). minha função era buscar docs. na loja do Braz, Ipiranga, Iguatemi, Paraíso e na técnica na R. do Cortume. Trabalhei c/ Sr. Valério, Francisco do lançamento, Nina, Dagoberto, Capalbo, Guido, Geraldão, brito, Mazza, Sr. Thonpson e tantos outros que não me lembro. trabalhei também nas lojas de Belo Horizonte, Rio, Brasilia, Participei do lançamento do 1º cartão de crédito, lembro me das moças de vestidos longos azuis e chapéus, distribuindo fichas nas lojas, foi um sucesso; cansei de aprovar fichas e confeccionar cartões naquela maquina horrível e barulhenta.
    Eu adorava as cestas de natal ( de vime enorme ) recheada de produtos nobres, a decoração maravilhosa na frente das loja e principalmente na Av. Antártica coisa chique, e Eu não poderia esquecer dos almoços de fim de ano comida farta e de qualidade, além dos artistas que abrilhantavam o almoço ( Angêla Maria, Zimbo Trio, trez do Rio, Demônios da Garoa, Nelson Gonçalves entre outros. Época boa da minha vida, participei de toda a transição da venda para a Ultra-Lar/Ultracred, sai no ano de 86 como ger. operacional.
    Um pouco da minha trajetória nesta grande organização; à todos que lembrei dos nomes e aos que não me veio a lembrança ( de pronto queiram me desculpar ) um forte abraço.

  37. Oswaldo Coelho disse:

    Iniciei na Sears em 1959 na seção de maquinas operatrizes, passando depois para vendedor da seção de moveis,sempre na loja do Paraiso, depois de algum tempo fui promovido a assistente da Div.1 , sendo posteriormente transferido para a loja da Agua Branca na função de DH da Div. 1, onde permaneci por 2 anos , tendo retornado a loja do Paraiso,agora como DH. da DIV 1, onde permaneci até 1974.Sinto muita saudades dos anos que permaneci nessa empresa, pois foi onde aprendi muito para poder desenvolver minhas atividades no comercio .Não poderia deixar de citar alguns executivos que muito contribuíram comigo no exercício das minhas funções., entre eles nosso Presidente snr. Pulford, Milton Panico., Marcio Nobrega,,Luiz Lazzari, e tantos outros.Só resta saudades.

  38. cecilia bittencourt disse:

    À época trabalhava na editora Expansão, r. Tutóia. Costumava ir à Sears em horário de almoço. Às vezes comprava um brinquedinho, ou uma roupa (que roupa!), comia amendoim quentinho… Tinha espaço de sobra… Hoje, cada cubiculo apertado (redundância), quente… É, podia ser simbolo do capitalismo, mas na minha idade, quero conforto. Se quisesse agito ia pro play center (ah! Também acabou!)

  39. Misael Henrique disse:

    Eu trabalhei na Sears Paraíso no ano de 1987, gostava muito dessa loja. Fui algumas vezes na Sears Água Branca e Center Norte. Me lembro que em 1988 a Sears trouxe para o Brasil a rede de lojas Dillard’s, aonde as lojas Sandiz se transformaram e Dillards. Neste ano os cartöes de crédito da Sears poderiam ser usados também nas lojas da Dillard’s. Outdoors foram espalhados pela cidade com o Slogan ” Está chegando o dia D, dia Dillard’s. Näo durou muito tempo, em um ano e pouco, a Susa S/A que administrava a Sears no Brasil, transformou todas as lojas Dillard’s em Sears. Até a Ultralar da rua 24 de Maio no Centro de Säo Paulo passou a ser Sears. No inicio de 1990 as lojas Sears Paraíso e Água Branca se transformaram em shopping Centers, aonde a Sears éra a loja âncora dos shoppings do grupo. No mesmo ano uma grande publicidade na TV e no Rádio alavancava a loja de departamento Sears com o slogan ” Ei PSears, Sears como você quer! “, mas em 1991 o grupo americano detentor da marca resolveu deixar o Brasil. Tenho até hoje sacolas da Sears, modelo antigo e novo, e alguns panfletos de publicidade da loja. Há sempre mais para a sua vida na Sears! – Sears, Satisfaçäo Garantida ou o seu dinheiro de volta! 😉

  40. Alice disse:

    Saudades Sears, foi um prazer trabalhar foi maravilhoso estar ao lado de verdadeiros amigos, estar em uma super Sears, meu nome é Alice do Nascimento Melancia, trabalhei no serviço ao cliente, SAC.Com Setsue, Ercy, Sara, Telma, Luzia e Sérgio, técnico, Calado e tantos outros que ficaram em meu coração, meu primo Sérgio que trabalhou no automotivo daSears, saudades, alicemelania@gmail.com

  41. Denis Felisberto disse:

    Adorei o post, bons tempos! Trabalhei na Sears Paraiso em 84, setor de Caça Pesca e Camping. Trabalhava-mos todos de TERNO, barba era proibido, no máximo um bigode. Treinamento constante e o máximo em satisfação do cliente. Agradeço pela ESCOLA que ela foi, aprendi o que era ser VENDEDOR!

  42. Luiz Pestana disse:

    Hoje por um lapso de memoria, recorri ao Google pelo slogan e pra’ minha surpresa tinha ate’ foto da loja da minha infância, a Sears; meu padrinho era gerente, o Bruno, amigo pessoal do meu pai, Alcidio, Pinheirenses da Ferreira de Araújo. Coisas de infância…

  43. thomaz iervolino disse:

    Os mais velhos lembram que existia um elevador externo junto das vitrines com acesso pela Rua 13 de Maio que se destinava ao salão de festas da Sears chamado de Blue Moon, muito famoso pelas festas ali organizadas

  44. carlos henrique salem caggiano disse:

    ALO A TODOS OS COLEGAS DAS INESQUECIVEL SEARS -PARAISO -IPIRANGA. É O CARLOS HENRIQUE SALEM CAGGIANO -TRABALHEI ENTRE 1966-1969 – FUI DO DEPTº PESSOAL E HISTORIADOR DA CIA, PARA OS EMPREGADOS NOVOS. MEUS GERENTES FORAM OS SRS. MARIO RAYEL E GELSON CAMPANATI . ESTOU COM 72 ANOS E AINDA ADVOGO EM SÃO PAULO E EM ITAPETININGA -SP MEU FONE E WHATS : 11 -9 96786800

  45. john brans disse:

    A foto parece mais dos anos 50, devido aos carros. Alguém conheceu a Sears no Rio e em Niterói? Era a melhor loja de departamentos, uma pessoa comentou do amendoim quentinho, lembro muito bem do cheiro típico. Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta. A Sears era a única que tinha a garantia estendida, usei várias vezes, tinha comprado uma máquina de lavar Westinghouse Lavínia, você ligava e aí vinha o técnico no seu uniforme verde e o Jeep verde. Saudades daquela época.

  46. Terezinha Rolim Cuocolo disse:

    eu procurei emprego lá quando tinha 17 anos… em 1982….

  47. Gelson Campanatti disse:

    O seu artigo traz muitas recordações! É sempre bom ter amigos que lembram da gente! Deixo a todos um grande abraço! Gelson Campanatti. Diretor Geral da Sears no Brasil em 1978

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: