Condomínio clube

Muita gente acha que os condomínios-clube, que hoje proliferam pela cidade como catapora, são uma invenção recente do mercado imobiliário. Eu também achava, até que descobri, por intermédio do Ralph Giesbrecht, este anúncio publicado há quase 70 anos.

Curiosamente, o conceito já estava todinho ali: era um condomínio com três torres de apartamentos, ocupando uma área enorme: um quarteirão inteiro da rua Itacolomi, em Higienópolis. Nas áreas comuns, além de jardins e playground, o empreendimento oferecia “magníficas e completas instalações esportivas”. Isto incluía piscina, quadras de tênis e de vôlei, cabines para banhos de luz e de vapor, além de todo tipo de equipamento para “exercícios físicos e higiênicos” (seja lá o que for isso), cuja prática se tornava “dia a dia mais difícil, na nossa capital, por motivo da crise de transportes”.

Mas um detalhe torna este condomínio-clube bem diferente dos atuais: ele não conseguiu compradores e jamais foi construído. O paulistano dos anos 40, ao contrário do de hoje, não estava disposto a se trancar em condomínios para esses tais exercícios higiênicos.

O projeto fracassado era do arquiteto Lucjan Korngold, mais conhecido pelo edifício CBI Esplanada, um bonito caixotão de 110 metros de altura no Vale do Anhangabaú.  O anúncio saiu na Folha da Manhã de 2 de julho de 1944.

4 comentários
  1. Gabriel (Trovão) disse:

    Infelizmente, esse cara era um visionário, hehe. Queria só saber o tamanho da “crise dos transportes” na década de 40…

  2. E ele escolheu bem o bairro: Higienópolis tem este nome pois foi um dos primeiros com saneamento básico completo na cidade. Era o grande argumento de vendas de terrenos.

  3. Natalia Fingermann disse:

    Martin, Adorei o Blog! Precisamos manter viva a memória da nossa cidade! Uma pena que cada vez mais famílias se mudem a esse tipo “ideal” de condomínio. O medo é como sempre o sentimento que garante o sucesso de políticas retrógadas. Abs,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: