14 Bis
Hoje publico mais uma contribuição do Tomomasa Takeda, que alguns dias atrás já tinha enviado do Japão um outro presente para o blog.
São fotos de 1960, tiradas quando os Takeda tinham acabado de se mudar para um apartamento na rua Rocha 184, na Bela Vista. E as fotos foram feitas ali mesmo, na praça 14 Bis, a uma quadra da nova casa.
Nas fotos aparece um caça da FAB usado na segunda guerra mundial, que ficava exposto no meio da praça. Também aparecem os edifícios Demoiselle e 14 Bis, dois degradados treme-tremes da rua Paim que na época estavam tinindo de novos. Em compensação, não aparece nelas o lastimável viaduto Plínio de Queiroz, que hoje passa por cima da praça e na época não tinha sido construído.
Fiquei ao mesmo tempo feliz e triste com estas fotos. Feliz, naturalmente, por tê-las recebido e pela oportunidade de publicá-las no blog. E triste pela comparação inevitável com o lugar feio que a praça é hoje.
Interessante notar que o posto Texaco continua lá, na esquina da Manuel Dutra!
Continua lá, mas deixou de ser Texaco há pouco tempo. Virou Ipiranga.
Realmente, essa sofreu hem… tinha seu charme a praça.
Realmente, a construção do viaduto “matou” boa parte do convívio da praça.
A obra tem o mérito de reproduzir com fidelidade a altitude e distância do 1º voo de Santos Dumont. Na época, a prefeitura julgou que seria uma justa homenagem ao avião que dá nome à praça, ao mesmo tempo em que traria fluidez ao trânsito. Infelizmente, o tempo mostrou que a obra trouxe degradação a um dos mais belos espaços públicos da Bela Vista…
Olá, eu moro em frente ao elevado e fico curioso em saber como era a avenida sem ele.. Uma das imagens retrata apenas um trecho. Vocês teriam mais imagens? Próximo aonde hoje é o número 1300? Obrigado.
Não lembro de nenhuma foto boa desse trecho…
Mas neste post tem uma vista aérea que mostra essa parte: https://quandoacidade.wordpress.com/2013/01/26/cacilda/