Passeio panorâmico

Eu sempre gosto de passear por estas fotos aéreas…

Nesta aqui, do início dos anos 40, o grande retângulo verde é a praça da República, e à direita dele está o Caetano de Campos. Bem em frente, o edifício Esther já está em pé (junto com seu irmão mais feio, o Arthur Nogueira), e se não fosse por essas referências eu não teria reconhecido a avenida São Luís, que ainda é uma rua estreita. Dois palacetes ocupam as esquinas que mais tarde vão ser do edifício Itália e do São Thomaz.

Subindo um pouco na foto está o Vale do Anhangabaú, com seus dois lindos prédios gêmeos que aparecem bem de frente. Mais para cima ainda, estão o parque Dom Pedro e a avenida do Estado, margeando o Tamanduateí.

Um último detalhe que eu gosto: bem no canto inferior direito dá pra ver um galpão grande e bonito, com fachada clara. Era uma antiga garagem de bondes da Light, e sua fachada está lá até hoje, na rua Araújo 141. Coisa rara de acontecer em São Paulo, foi integrada ao projeto de um hotel de 15 andares construído ali há poucos anos.

(A foto é da Associated Press. Quem gostou do passeio talvez também goste deste outro.)

2 comentários
  1. Mas era mesmo uma garagem de bonde isso? Até onde eu saiba, foi na verdade o local onde funcionou a primeira usina da Light para mover os bondes antes da entrada em funcionamento da usina de Parnaíba, que se deu em setembro de 1901. Teria essa usina depois sido transformada em garagem de bondes? Posso estar errado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: