Passeios em Pinheiros

A família Atoji (da qual já falamos em outro post) morava no bairro de Pinheiros, e foi por lá mesmo que estas duas fotos foram tiradas.

Parece que era um hábito familiar. O sr. Atoji (de chapéu, à direita na segunda foto) possuía um caminhão, que usava durante a semana para trabalhar em sua loja de móveis na rua da Consolação. Aos sábados e domingos, o caminhão ganhava uma outra função: levar a família numerosa e cheia de crianças para passear. As fotos são de dois desses passeios, ambos perto de casa e ambos em 1952.

A primeira foi tirada perto de uma colina onde o sr. Atoji gostava de testar a potência e os freios do caminhão, para ver se estava tudo em ordem. Na época não havia muita coisa em volta, a não ser umas vacas pastando. Hoje, essa colina é a praça do Por do Sol.

A segunda foto mostra a família quase completa (faltou só a senhora Atoji, que foi quem bateu a foto), posando na margem do rio Pinheiros. A estrutura de concreto que emoldura a cena ainda existe: ela sustenta uma tubulação de água que atravessava o rio bem ao lado de onde hoje também passa a ponte Cidade Universitária.

Quem mandou as fotos e contou a história foi Tomomasa Takeda, a quem agradeço por mais esta bonita contribuição para o blog.

2 comentários
  1. TERCIO ATOJI BONETO disse:

    Muito bacana decobrir esta parte da história da minha familia não conhecia estas fotos, estou imprimindo para mostrar para minha Batchan, que é a Sra. Atoji, e está viva até hoje pois eu sou o segundo neto deles pai de 3 bisnetos.

  2. Fico contente, Tercio! Quem mandou as fotos para o blog foi o sr.Takeda, que vive no Japão e, se eu entendi bem, é casado com uma tia sua. Um abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: