Conforme anunciado

Anúncios imobiliários antigos às vezes escondem dados interessantes sobre a história arquitetônica da cidade. É o caso destes dois, da década de 40.

O edifício Santo André, na esquina da rua Piauí com a avenida Angélica, é considerado um marco da verticalização de Higienópolis. Foi projetado por Jacques Pilon e construído pelo conde André Matarazzo em 1935. Até aí, nada de novo.

A novidade (pelo menos para mim) é que o prédio somente foi anunciado para venda 11 anos depois de pronto. “Em predio de linhas arquitetonicas ultra-modernas, erigido num dos mais acessiveis pontos da capital bandeirante, colocamos ao dispor dos senhores interessados magnificos apartamentos que serão vendidos em condominio”, diz o anúncio publicado só em 1946. Tudo indica que nos primeiros anos, antes de serem colocados “ao dispor”, os apartamentos do Santo André foram destinados pelo conde à locação.

Outro anúncio interessante, mais ou menos da mesma época, é o do edifício Conde de Prates, aquele arranha-céu do Anhangabaú, ao lado do Viaduto do Chá. Apesar de a obra só ter começado em 1952, o prédio já era anunciado em 1948 como “o melhor negócio de todos os tempos”.

Se o negócio era tão bom assim não dá pra saber, mas é fácil notar que o projeto mostrado no anúncio não foi executado. O prédio que acabou sendo construído (do arquiteto italiano Giancarlo Palanti, o mesmo do cine Belas Artes e dos edifícios Chipre e Gibraltar, na esquina da Consolação com a Paulista) não se parece nem um pouco com esse aí do desenho.

Os anúncios são reproduzidos da Folha da Manhã de 3 de novembro de 1946 e 26 de novembro de 1948.

1 comentário
  1. Aqui tem mais um anúncio bacana: http://blogs.estadao.com.br/reclames-do-estadao/2011/11/14/modernismo-ao-lado-do-santa-efigenia/
    Moro nesse edifício e posso dizer que as áreas internas estão mto bem conservadas com porta giratória e mármore no lobby e pastinhas nos corredores. As pastilhas tb estão na cozinha, banheiro [com banheira] e varanda. A área externa descaracterizou um tanto pq moradores colocaram vidro e fecharam algumas varandas.
    Posso dizer q morar no Centro é excelente.
    Parabéns pelo blog. Sou leitor de carteirinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: