Belas Artes

E hoje eu não poderia deixar de escrever, ainda que rapidamente, sobre o Belas Artes.

O Condephaat decidiu finalmente tombar o cinema. Ficam protegidos a fachada e um trecho de quatro metros para dentro do prédio. Tem muita gente comemorando, mas eu com certeza não me incluo entre eles.

Acho lamentável que, depois de tanta mobilização pública, o resultado alcançado tenha sido esse. A cidade não precisava tombar um prédio que não tem valor arquitetônico (se um dia teve algum, faz tempo que o perdeu em sucessivas reformas e desfigurações). O que a cidade precisa, e não conseguiu, são políticas públicas que garantam a sobrevivência de espaços como o Belas Artes. Em prédios tombados ou não.  E não só na região da Paulista, que está cheia de cinemas, mas também áreas da cidade carentes desse tipo de equipamento.

A propósito: no final do ano passado, neste outro post, eu fiz uma conta bem simples. Com o dinheiro gasto pela prefeitura com enfeites de Natal só em 2011, daria para manter o o Belas Artes funcionando por 12 anos e meio. Ou para financiar vai saber quantos cinemas em bairros que não têm cinema.

A imagem é reproduzida de um artigo muito interessante sobre a arquitetura do prédio, disponível aqui: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/11.040/3729

3 comentários
  1. Bem, não se tomba somente por arquitetura. Neste caso, o motivo era que “era um cinema tradicional, cult, etc”. Dificil de acreditar. O cinema vivia às moscas.

  2. Minha impressão é que o pessoal queria preservar sua juventude, a época em que iam ao cinema. Mas o tempo não se deixa preservar. Seria melhor usar critério artístico mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: