Boa convivência

Os mais conservadores não vão concordar comigo (dirão que graffiti é vandalismo, que só emporcalha a cidade, etc, etc…), mas eu acho que a escadaria da foto, no cruzamento das ruas Cardeal Arcoverde e Cristiano Viana, é um bom exemplo de preservação. Numa rua tão vandalizada como a Cardeal, o que mais impressiona é o bom estado dos três postes antigos de ferro, cada vez mais difíceis de encontrar assim inteiros…

O comparativo antes/depois foi enviado pelo Caio Meirelles Aguiar, a quem agradeço a contribuição. A foto da esquerda é de Carlos Moreira, feita em 1972. A da direita foi tirada pelo próprio Caio há poucos dias.

9 comentários
  1. Felipe Herculano disse:

    Bom Dia!
    Poderiam usar uns grafites com tema da cidade, tipos aqueles do Kobra nos túneis da Paulista.
    Nessa escadaria tem é muita pichação.

  2. Edmilson José Boregas disse:

    Martin, não acho que o graffiti seja vandalismo. Acho ista da pichação… daquelas “assinaturas” quase ilegíveis de tribos como “OZ LOKO”, OZ MALUKO”, etc… todas em branco e preto! Ao contrário, o graffiti embeleza a cidade… cito o exemplo do cruzamento da avenida Paulista com a Consolação… vejo ali algumas obras de arte! (ok, acho que exagerei na avaliação, mas gosto muito de algumas delas!)

  3. cezar disse:

    Se isto é preservação, São Paulo está preservada.

  4. Lea K disse:

    Ahhhh, muito legal, adorei! Sao posts assim que me fazem, cada vez mais, prestar atencao em detalhes tao lindos na cidade como estes postes antigos e a escadaria.

  5. De um mal gosto sem tamanho! Se ninguém consegue dar jeito nas pichações, querem legitimar o grafite como arte. Isso não contribui em nada com a preservação da cidade, pelo contrário, continua emporcalhando-a.

  6. Rico disse:

    Conheci na época.e as escadarias eram pintadas, me arrisco, regularmente pelo serviço público. Prefiro encarar que, atualmente, grafitadas espelham toda variedade – de gostos, de cores, de tintas, de estéticas – da cidade hoje.
    Quanto às vizinhas escadarias da Rua Alves Guimarães? Alguém teria fotos de lá?

  7. Rafael Candido disse:

    Notei aquela porta bem abaixo da escadaria. Alguém saberia dizer o que se trata?

  8. Tomomasa Takeda disse:

    Aqui no Japao, tambem tem rabiscos,mas nao tanto como em S.Paulo. Olhando outrasa fotos recentes enviado por amigo Gilberto Rios, anotei atos vandalicos que estraga a cidade, destruindo as culturas de nosso ancestrais. Eh um fatot veridico lamentavel.

  9. Charles Alexandre disse:

    O problema é que os grafites envelhece,e ficam feios pra burro,novos são uma beleza,mas sou contra grafite,acho que deveria sim era ser decorado com cores mais alegras,e só…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: