3 comentários
  1. Tenho uma leve impressão que o local é o antigo Esperia na Ponte grande. Sera?

  2. Talvez esse local aprazível, onde está o barquinho, hoje tenha os pilares da Ponte das Bandeiras.

    A foto deve ter sido tirada sobre a antiga Ponte Grande, que foi substituída pela atual Ponte das Bandeiras. A Ponte Grande ficava mais ou menos uns 150 metros rio acima, ligando as já existentes R. Voluntários da Pátria e Av. Tiradentes (cuidado: hoje, quando saímos da Marginal e pegamos a ponte das Bandeiras em direção ao Centro, estamos na Av. Santos Dumont, que se junta à Tiradentes apenas na Estação Armênia).

    Como o Pico do Jaraguá está ao fundo, ao lado direito da foto está a margem direita do Tietê. É nessa margem que fica o Espéria, que já existia como clube em 1912, no mesmo lugar. Na margem oposta, o mapa de 1913 mostra, em frente ao Espéria, a Chácara da Floresta, a A.A. das Palmeiras e o Club de Regatas São Paulo. São essas instalações que devem ser o que aparece no primeiro plano da foto. Confrontado com o google maps, nesse local está hoje o Clube Tietê (que deixou de existir recentemente como clube). Não entendi bem, porque o mapa de 1913 já mostra o Clube Tietê, mas do outro lado da Av. Tiradentes.

    Se alguém quiser ver o mapa de 1913, veja no site prefeitura de sp, na seção Histórico Demográfico do Município de SP. Há mapas de vários anos lá: http://smdu.prefeitura.sp.gov.br/historico_demografico/1900.php

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: