Mezzo efêmera

E já que o assunto é arquitetura efêmera, vale a pena lembrar também deste outro exemplar, projetado pelo arquiteto carioca Sérgio Bernardes. Ele foi construído para as comemorações do quarto centenário da cidade, em 1954, e demolido um tempo depois.

Quer dizer, nem tudo foi demolido. Uma parte está em pé até hoje, e é muito conhecida dos paulistanos. Não é difícil reconhecer.

(Foto reproduzida de vitruvius.com.br)

4 comentários
  1. caio meirelles disse:

    escadinha/ponte do lago no Parque do Ibirapuera

  2. Gil Roberto disse:

    Uma correção, o “edifício” sobre a escada não foi demolido logo depois. Durante muitos anos seu esqueleto permaneceu sobre as pontes (sim, eram duas pontes, com a plataforma coberta entre elas. Ainda dá para ver as fundações da ponte que foi retirada). Devido ao seu péssimo estado de conservação (ou melhor, de não-conservação), a plataforma coberta foi retirada, bem como uma das pontes. A outra foi reformada e permanece no local até hoje.

  3. Obrigado pela correção, Gil! Fiz uma mudança no texto, para incorporá-la. Ao invés de “logo depois”, agora está “um tempo depois”. Eu conheci a ponte nos anos 70, já com o aspecto que ela tem hoje. Lembro de ter lido que o pavilhão foi demolido logo depois das comemorações de 54, mas pelo jeito a informação estava errada. Um abraço!

  4. Ruy Debs disse:

    Na verdade era o estande da CSN presente na Feira Internacional e recém inaugurada em Volta Redonda (1946) que o Roosevelt nos “deu” de presente pela participação dos pracinhas brasileiros na II guerra.
    O projeto primoroso do Bernardes não deixa dúvidas da qualidade.
    A ponte jaz impávida ligando os 30m de margem do lago do Ibirapuera.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: