Bonito, bonito e barato

O piso de caquinhos que ainda existe em algumas casas é um bonito símbolo de uma São Paulo passada, mais simples e gentil. Ainda dá pra vê-lo por aí com certa facilidade, mas em alguns anos com certeza vai desaparecer.

Em geral vermelho e salpicado com um pouco de amarelo e preto, foi muito usado nos anos 40 e 50 em casas de classe média – as mesmas que agora estão cedendo espaço a prédios em que impera um sucedâneo muito triste: o porcelanato bege.

E tão simpático quanto o piso era o seu anúncio no jornal, explicando que o material permitia “maravilhosos efeitos” além de ser econômico porque aproveitava material defeituoso.

Aliás, pelo jeito o piso não era o único defeituoso. O próprio anúncio também era. “É bonito, bonito e barato” (sic), garante a frase de abertura!

O anúncio saiu na Folha da Manhã em 5 de outubro de 1952. A foto acima é da atriz Mika Lins, que por sinal publicou em seu blog, há algum tempo, um lindo texto sobre a história desse piso.

6 comentários
  1. Vi muitos desses pisos quando morei na Italia e são também muito comuns no sul da França, me pergunto se foi uma inspiração mediterrânea trazida pelos italo-brasileiros.

  2. Eric disse:

    Putz, na minha casa tinha…
    Gostei do “…as mesmas que agora estão cedendo espaço a prédios em que impera um sucedâneo muito triste: o porcelanato bege.” o porcelanato é quase uma entidade… ahahah

  3. Na minha casa tinha até 10 anos atrás (rs). Eu acho que este tipo de piso era da classe média baixa que não tinha grana para comprar outrotipo piso, ou seja, colocava caquinho que na realidade não passava de ceraminas quebradas que eles vendiam mais barato. Pode lá ter sua inspiração mediterrânea. Nos anos 1970 foram surgindo os cacos de marmore para as casas mais “chics” (rs).

  4. Alvaro Pulchinelli disse:

    Meu avo de 90 anos tem uma paixão obsessiva pelos caquinhos até hoje!

  5. josé carlos vaz disse:

    Eu sou feliz! Minha casa tem caquinhos desses no jardim da entrada, no quintal e na garagem. Existe alguma associação de preservação dos caquinhos vermelhos, amarelos e pretos, para filiar-me?

  6. A garagem do meu prédio também é desses caquinhos. Vamos fundar a associação? 🙂

Deixe uma resposta

