Um francês esnobe

390    391

A mensagem escrita neste postal da avenida Paulista dá uma ideia do que significava possuir um automóvel  na São Paulo de  1909. Meu francês não é lá essas coisas e a caligrafia do sujeito não ajuda nada, mas com um pouco de esforço consegui entender quase tudo…

Quem escreve é um  tal de Louis, para uma certa Madame Duc, em Paris. No começo, as miudezas de sempre: Louis pergunta se Madame recebeu uma carta que ele enviou e comenta sobre a saúde, que está melhorando muito com o clima brasileiro. O que interessa vem logo depois.

“Je vous envoie un vue de l’avenue du Bois de S.Paulo “ (envio-lhe uma vista da avenue du Bois de São Paulo), escreve Louis, equiparando a Paulista a uma das mais aristocráticas avenidas parisienses. Coincidentemente, o endereço de Madame Duc, no número 7 da rue Mérimée, fica a apenas três quadras dessa avenida, que hoje se chama avenue Foch.

Em seguida ele emenda: é na Paulista que ele gostava de ir passear, para “faire voir aux Brésiliens ce que c’est qu’une voiture Renault” (ensinar aos brasileiros o que é um verdadeiro automóvel Renault).

Pessoalmente, não simpatizei nada com esse tal de Louis e torço para que, voltando do correio todo metido a besta, ele tenha arrebentado esse Renault em algum poste.

(Brincadeirinha, claro!)

4 comentários
  1. Paula disse:

    Gentileza gera gentileza, meu caro! Não é esse o seu lema? Pra que desejar que o francês tenha se estourado num poste???

  2. Paula, é claro que eu jamais desejaria isso!
    Não entenda mal: o texto fala do carro e não do francês. Tomara que ele tenha saído ileso, e quem sabe um pouco mais humilde… 😉

  3. Interessante histórias como essa conseguirem atravessar o tempo até nós, qualquer coisa simples e trivial toma significado muito maior!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: