Dois detalhes

A foto mostra tanta coisa (centro, parque Dom Pedro, Brás, Glicério, Bela Vista,…) que  daria para escrever vários posts sobe ela.

Mas vou falar só de dois detalhes, um triste e o outro alegre. O resto deixo para quem quiser passear pela imagem. Clicando na foto, ela amplia e dá pra ver muita coisa.

No centro da foto, ao lado do viaduto do Chá, o detalhe triste: um dos prédios gêmeos do Anhangabaú em plena demolição. Este detalhe permite datar a foto com precisão: ela é de 1952.

E na extrema direita, como que para compensar a perda, o detalhe alegre: os edifícios Viadutos e Planalto, do João Artacho Jurado, sendo construídos.

A cidade perdia um ícone de sua arquitetura, mas ao mesmo tempo ganhava dois.

396

2 comentários
  1. Isac disse:

    Então o viaduto Jacareí é realmente um viaduto?
    Brincadeiras aparte, essa é a primeira foto em que eu consigo realmente visualizá-lo. E também o vale do córrego do Bixiga que passa por baixo do viaduto, onde hoje é a Câmara Municipal.
    Outras preciosidades, como os palacetes da av. São Luís, o PARQUE Dom Pedro, a rua Sete de Abril cruzando a praça da República… Bela foto.

  2. Cupertino disse:

    Além disso, é notável o Parque D.Pedro, ainda arborizado. A cidade, em 1952, a dois anos do seu quarto centenário, parecia viver o auge em sua vida de centro urbano…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: