Desmentido

Este anúncio desmente duas lendas em que muita gente acredita. A primeira é que os condomínios-clube são uma invenção recente do mercado imobiliário. Não são, e talvez por isso mesmo encontrem tanta aceitação: há seis décadas a classe média já flertava com eles.

A segunda é que o edifício Bretagne, do João Artacho Jurado, foi o primeiro condomínio a ter piscina em São Paulo. Pelo jeito, não foi. O enorme condomínio Parque Aclimação (também conhecido como conjunto Kowarick) já tinha piscina antes dele.

O anúncio saiu na Folha da Manhã em 13 de janeiro de 1952.

417

E para ver outra publicidade de condomínio-clube ainda mais antiga, clique aqui.

2 comentários
  1. ruy debs disse:

    Prezado Martin
    Maravilha de descoberta, mas veja só;
    Em 1952, o Bretagne já tinha suas fundações em andamento, isto é, o bate-estaca já tirava o sossego da vizinhança e sobretudo de um certo professor do Sion, que resmungava em plena aula, para a então aluna Diva Jurado: “…mas este bate-estaca do seu pai! não me dá sossego!!”
    Este depoimento não consta do livro pois achei irrelevante na época.
    Diva, me deu esta entrevista e me disse que (agora sim, você vai querer me bater) que no Piauí, teve uma piscina, pequena, para os moradores. Ela ficava no canto do fundo do lote. Foi tampada, mas ela lembra de um “priminho” que vinha em casa com seu “maiozinho” banhar-se.
    Então meu caro, antes de tudo e todos, o Piauí é o pioneiro, mas a fama é do Bretagne.
    Conheço bem Parque Aclimação (Jurado fez 3 parques: das Hortênsias, das Acácias APRACS – e Verde Mar em Santos, que vc conheceu), pois minha filha morou num deles, pertencente a um casal de amigos daqui de Santos e acredito ser sim um conjunto belíssimo, cujo projeto é atribuído ao professor Abelardo de Souza, a quem disseram ter proposto sociedade ao Jurado…gosado, né?
    Abração e feliz Natal

  2. Fantástico, Ruy! A piscina do Piauí eu já conhecia. Ela está em um daqueles anúncios do meu artigo na Arquitextos… Mas era uma piscininha infantil, apenas. A deste Parque Aclimação (que ficou pronto antes) e a do Bretagne parecem ser as primeiras piscinas grandes. Abraço!

Deixe um comentário

