Moinho da favela

A parte inferior direita da foto mostra uma área da cidade onde o ano de 2012 foi especialmente triste. Bem ali, onde o viaduto Engenheiro Orlando Murgel cruza a linha da CPTM, fica a favela do moinho, que passou o ano em evidência.

Na década de 70, quando a foto foi tirada, o que havia ao lado do viaduto ainda era o Moinho Central mesmo. A favela só chegaria uns 20 anos depois.

418

Fico devendo o crédito da foto. Ela é minha (comprei há algum tempo por uma mixaria em um site de leilões), mas não sei de onde veio e desconheço o autor.

4 comentários
  1. Monica Camargo Neves disse:

    Adorei ter achado este blog! Sao Paulo me intriga,me entristece,me emociona,me fez gente,me nutriu,nunca me amedrontou,me e querida!Sou uma paulistana de Cidade Moncoes,hoje Brooklyn Novo,que ja teve varios anos fora,mas ela nunca saiu de mim!Sou da cidade grande,que e Sao Paulo!Adoro!(estou com um notebook sem acentos,desculpe me!)
    As lembrancas de uma Sao Paulo dos anos 50,60,…sao eu mesma!ou extensao de minha personalidade…E,depois de mais de uma decada fora,volto em 86…Ela tinha se tornado quase que um espantalho!Foi dificil!Hoje,aqui em Vila Mariana,da janela do apartamento,vejo um mar de predios,e a noite e um skyline imbativel….Ora,se Hong kong,New York,tem um skyline assim,por que nao Sampa(nao acho a interrogacao!!!!!)Adoro!!!!So ficando decada e meia fora daqui,pra ama-la ainda mais!!!!Confesso nao desgostar do Minhocao…E a Praca Roosevelt,mesmo acimentada,me foi muito querida!!!!Aos domingos!!!!Lembrancas de missas na consolacao ao som de um orgao maravilhoso…Lembrancas de passear de Gordini aos domingos,e ver do alto de um mirante no entao embrionario bairro do Morumbi,tanto verde,e araucarias…Da Av Sao Luiz e o recem inaugurado Copam-unica obra que gosto do falecido arquiteto!!!Mappin…
    Enfim,amo esta cidade!!!So nao sou familiarizada com a zona norte…Em um passado recente,por dois anos e meio!!!! resolvi andar,e reconhecer a bela Sampa.Todo dia eu andava…o dia todo…Descobri,redescobri perolas!!!Mas com a maluca ideia de nao tirar fotos-elas atrapalhariam o sagrado contemplar….
    Sao Paulo,a terra de muitos!!!
    So nao suporto aqueles que nao a tentam assimilar,entender,amar!Mudem-se!

  2. Obrigado, Monica! Fico feliz que o blog tenha te despertado tanto sentimento. Um abraço!

  3. Marques Goron R. da Silva disse:

    Impressionante o estado de degradação que essa região se encontra hoje. Essa foto mostra prédios e galpões industriais ainda em ótimo estado de conservação. O que se vê atualmente nessa região são pichações, ruas sujas e esburacadas, muros destruídos e lixo, muito lixo espalhado. Fora a quantidade de zumbis drogados e marginais que ali pululam.

    Dá uma tristeza danada ver a cidade se deteriorando a cada dia que passa. Sofremos a décadas com governantes que só pensam em si próprios e seus partidários, e a São Paulo dessas maravilhosas fotos de certa forma, já morreu.

  4. O prédio que eu moro, Av.Rio Branco x Alameda Nothman, não existia nessa época.

Deixe um comentário

