A mesma foto, ou quase

Por volta de 1900, o fotógrafo suíço Guilherme Gaensly (1843-1928) subiu na torre do Liceu Coração de Jesus, no Bom Retiro, e tirou esta foto em que aparecem o jardim e a estação da Luz (à esquerda), a cracolândia e o centro da cidade (no meio), e o bairro dos Campos Elíseos (à direita).

Cento e poucos anos depois, o Gabriel Lupo, que é leitor do blog, subiu na mesma torre e tirou a mesma foto. Ou quase.

Destaque para a torre da estação da Luz, que chama a atenção na primeira foto e praticamente some na segunda. Destaque também para alguns prédios, nas alamedas Dino Bueno e Barão de Piracicaba, que aparecem nas duas fotos com as fachadas relativamente inalteradas.

423

424

As duas fotos foram enviadas por Gabriel Lupo. Obrigado, Gabriel!

7 comentários
  1. e vale notar também o corpo de bombeiros solitário no meio da quadra demolida. Lá ficava, entre outras construções, a antiga rodoviária, que virou shopping, e agora, abrigará o teatro de dança.

  2. Eduardo disse:

    Não estou conseguindo localizar as edificações de referencia na foto antiga, podem me ajudar????

  3. Oi Eduardo, vamos ver se consigo ajudar:

    1) Na foto antiga, a torre da estação da Luz é fácil de identificar: ela é a única construção que toca a linha do horizonte. Na foto nova ela aparece no mesmo ponto, só que perdida entre outras construções mais altas.

    2) No canto inferior direito da foto antiga, o prédio que aparece mais à direita, com 12 janelas na frente, fica na alameda Barão de Piracicaba 255 (esquina com rua Helvétia). Está em pé até hoje, embora bastante estragado. Na foto atual ele está mais para o centro da imagem, por causa da diferença de ângulo das fotos. Clicando nas fotos para ampliá-las, talvez você o identifique com mais facilidade…

    3) Andando para a esquerda a partir desse prédio, pouco depois do centro da foto você vai encontrar um sobradão com janelas arredondadas; Ele fica na esquina da rua Helvétia com a alameda Dino Bueno e também existe até hoje. Atualmente está pintado de verde e parece relativamente bem conservado. Na mesma rua (Dino Bueno), só que duas casas mais abaixo, tem uma casa com 4 janelas que também sobrevive.

    Não sei se ajudei ou atrapalhei, mas foi o melhor que consegui fazer. Um abraço!

  4. eduardo batimarchi disse:

    Puxa fico muito feliz com teu retorno para minha consulta, tenho acompanhado tuas  postagens,e estoumuito encantado com o que vejo , depois de muitos anos vim morar aqui nesta região novamente e como ex aluno  do Liceu Coração de Jesus, fico contente com o que é relembradosou nacido e criado no Bom Retiro filho de Oriundis,cheio de esttorias a serem contadas tambem….Nostalgico mas de relevancia. Um grande abraço com os votos de muito sucesso nesta tua publicaçãomagradecido por tua gentileza em me retornar Eduardo Batimarchi

    ________________________________

  5. Octávio Augusto disse:

    parabéns pelo site! passei a tarde inteira lendo os posts. Já agora, para contribuir para esse, chamo a atenção para uma foto do mesmo local de 1922, tirada por Valério Vieira e que o site g1 reconstruiu. Dá para notar que o espaço está mais preenchido, e algumas casas do tempo do Gaensly deram lugares a cosntruções mais elegantes. Deixo o link: http://g1.globo.com/fotos/noticia/2012/08/g1-recria-maior-photographia-do-mundo-em-1922-feita-no-brasil.html

    Abraço!

  6. Obrigado, Octávio! Um abraço!

  7. Tuca Micuim disse:

    Após a explicação do Martin Jayo para o Eduardo em 08/01/2013, creio que localizei a torre da majestosa Estação da Luz, visto que acessei este site somente hoje. Parabéns pelas fotos, como sempre elas trazem ótimas lembranças para todos, não importa o lugar e a data, resgatam a memória. TucaMicuim TM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: