Empanadas chilenas

Ontem eu fui a um bar em Pinheiros que serve empanadas chilenas. O lugar, um bom e velho boteco de esquina com mesas na calçada, se chama “Bar do seu Zé”, embora o dono se chame Ananias. Mas o mais curioso mesmo são os sabores das empanadas “chilenas”: tem de shimeji, de calabresa, de rúcula, de queijo coalho, de carne seca com abóbora…

427Uma amiga comentou que essa mistura só é possível em São Paulo e faz parte da gentileza da cidade. Eu concordo.

Mas o bar está em seus últimos dias. Tudo em volta foi demolido e ele funciona isolado, no meio de uma imensa área vazia. Ele próprio também virá abaixo, em fevereiro, quando vence o prazo para Seu Zé, alter ego de Ananias, entregar o prédio.

Na área de 4.400 metros quadrados antes ocupada por vários comércios de rua, vai ser construído um condomínio fortificado de 24 andares, com apartamentos que terão de 332 a 605 metros quadrados e de 4 a 5 vagas na garagem. O site do empreendimento informa que ele fica em “um bairro completo como o Soho, revitalizado como o Mitte District e charmoso como o Marais”.  Mas onde, evidentemente, não há lugar para empanadas chilenas temperadas com o espírito de Pinheiros.

Por sorte, a tradição gastronômica daquela esquina não será perdida, mas apenas “revitalizada”. É que, além de quadras, piscinas, spa, academia, salão de festas e “espaço kids”, o condomínio também terá um “espaço gourmet” nas áreas comuns. Ainda bem, né?

😦

426

Fotos copiadas de ciadosbotecos.com e de destemperados.com.br.

23 comentários
  1. Davi Lima disse:

    😦 Poxa, divulga o novo endereço.. tem que ter oO

  2. Lea K disse:

    A construtora deveria, no minimo, incluir o Bar do seu Ze no projeto, assim todos sairiam ganhando. O senhor Ananias nao perderia o ponto, os moradores do novo edificio teriam a vantagem de ter empanadas no proprio edificio e a constutora poderia usar isso no marketing para vendas.
    Queria muito ver as incorporadoras colocarem pontos comercias nos terreos dos edificios, assim os predios ficariam muito mais interessantes para os moradores e para a cidade, ao inves desses “espacos gourmet”.

  3. Preocupante o avanço imobiliário.

  4. Jose-Adolpho Gordo disse:

    Que timo post Martin. Obrigado

    Um abrao,

    ADOLPHO

  5. Bruno disse:

    “Por sorte, a tradição gastronômica daquela esquina não será perdida, mas apenas revitalizada”.

    Amigo, você não sabe nada sobre a tradição dessa esquina, que será totalmente descaracterizada com esse empreendimento.

    Maior xaveco furado essa história de que “o condomínio também terá um ‘espaço gourmet’ nas áreas comuns”. Isto é, nas áreas comuns reservadas aos condôminos…

    Te sugiro ir ao Bar do Zé numa quarta ou quinta à noite e ficar ali por umas 2 horas de olho no que está acontecendo ao seu redor. Vai perceber que ninguém foi ali só por causa da empanada.

    Tente conversar com as pessoas, perguntar há quanto tempo elas frequentam aquele local e por que.

    Há 2 anos atrás não havia ali empanadas, e você podia comer um ótimo queijo temperado. Só que mais uma vez, “gastronomia” nunca foi o motivo de ter um monte de gente ali.

  6. Bruno, por favor releia o post e procure ler a ironia que vc deixou escapar! 😀

  7. Emerson disse:

    Impressionante como as pessoas não entendem mais a ironia, o sarcasmo e tantas sutilezas. Tudo agora deve ser direto como um trator que derruba o bar! Vrummmmmmmmmmmmmmmm…PS. Não contém ironia.

  8. gslanfranchi disse:

    Essas empanadas são sensacionais… Felizmente, o bar vai ser reaberto no dia 29 (pelo que me disse o próprio Ananias), ali bem perto, na esquina da Inácio Pereira da Rocha com a Fradique Coutinho.

  9. Pois é, gslanfranchi! Eu também ouvi falar que vai reabrir na Inácio com a Fradique. Vai ser vizinho do Galinheiro Grill. Pessoalmente eu não gosto do novo local, que é muito mais congestionado que o anterior e já está saturado de bares, como aliás toda a Vila Madalena. De qqr forma, tomara que dê certo e que dure lá…

  10. joe disse:

    Vila Mada agora é dos playboys, filhos dos ricos que ganham apto sem precisar trabalhar .

  11. Jade/SP disse:

    Que porcaria… que saco… que pena que palavrão não tem visto pra Língua Escrita… Que porre!!! Condomínio com cara de “Soho”, com “Espaço Gourmet”, no lugar do Bar do Seu Zé! As construtoras estão dominando a Cidade, o que os seilaquantos mil moradores terão pra ver em Pinheiros se o bairro continua a ser descaracterizado mais e mais a cada dia? Estamos “lascados”, mesmo…

  12. Franco disse:

    Então… é Bar do Seu Zé, porque um antigo garçon de lá tinha este nombre… E vai sim ir Pra Inácio… E aqui, graças a Deus, é Pinheiros, não Vila Madalena…

  13. A Vila Madalena está seguindo o mesmo destino de suas coirmãs da América e Europa. A especulação imobiliária é inevitável e o seu Zé deve ter embolsado uma boa grana…Parem de choramingar e vamos continuar comendo nossas empanadas, seja no seu Zé novo, seja no Chileno da Wisard, o primeiro Empanadas Bar da vila.

    .

  14. Maurício MP disse:

    Espaço gourmet? Que bosta!!

  15. Maurício MP disse:

    Mesmo com a mudança é uma grande perda pra Pinheiros, que perde dos poucos lugares que tem pra ir, e a Vl. Madalena fica ainda mais saturada. Mas cliente não vai faltar acho.

  16. Pois é. A Vila Madalena, cada vez mais entupida, vai ganhar mais um bar. E Pinheiros vai ganhar um muro alto.

  17. Eu também sou contra a bolha imobiliária e a favor de casas térreas, botecos simpáticos e quitutes gostosos. Mas peraí gente, ninguém desapropriou o bar. A não ser que as coisas tenham mudado no mundo, uma construtora foi lá, pagou por cada um desses imóveis e os antigos donos aceitaram. Se o bar era alugado, era um risco que se corria desde o começo, infelizmente. Esse é o caminho natural da sociedade que todo mundo, sem exceção, sustenta. Só resta lamentar, mas encontrar um culpado é querer demais.

  18. Fernando, eu leio a discussão de outra forma. Sim, se estiver mesmo todo mundo dentro da lei, não faz muito sentido mesmo procurar “culpados”. Se houver um culpado, é a legislação urbanística de São Paulo, que poderia ser um pouco melhor.
    Mas isso não impede que a gente lamente que quarteirões inteiros sejam arrasados e murados por condomínios-enclave padronizados que apagam a história e viram as costas para a cidade. Eu me impressiono com o mau gosto desses empreendimentos, com o mal que eles fazem à cidade e com a breguice de quem os compra. Como disse uma amiga outro dia no facebook: não sei de onde brota tanta gente em São Paulo que acha bonito morar em condomínios com espaço gourmet… :/

  19. gustavo giroti disse:

    que tristeza….

  20. Natalia Fingermann disse:

    Sempre me pergunto…quem compra esses edifícios neoclássicos que não param de construir, todos iguais, com uma grande varanda e um enorme espaço gourmet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: