Um viaduto no porão

433O viaduto do Chá no porão!

O anúncio de 1953 se refere à garagem do conjunto Parque das Hortênsias, projeto de João Artacho Jurado “em construção na avenida Angélica e avenida Higienópolis”. Com uma área de 2650 metros quadrados, a garagem seria, segundo o anúncio, maior que o viaduto.

Não sei se a garagem foi mesmo construída com esse tamanho todo. Acho que não, porque o conjunto acabou sendo desmembrado, e a parte da avenida Higienópolis virou o edifício Apracs, um prédio independente. Mas o que conta mesmo é a grandiosidade do anúncio, típica do estilo megalômano do Artacho.

E o detalhe do anúncio que  eu mais gosto é o desenho do viaduto do Chá, em que dá para ver a paisagem do vale do Anhangabaú em processo de mutação. O prédio do Automóvel Clube, bem ao lado do viaduto, acaba de ser demolido. No lugar dele aparece a construção dos primeiros andares do edifício Conde de Prates, um arranha-céu em estilo caixote que foi concluído em 1955 e está lá hoje.

O anúncio é da Folha da Manhã de 8 de fevereiro de 1953.

434

8 comentários
  1. daniel disse:

    Na realidade a garagem acabou ficando com o tamanho de DOIS viadutos do chá. A Monções não conseguiu tocar a obra, que foi entregue a outra construtora. Os engenheiros dessa acharam o pé-direito da garagem muito algo e acabaram dividindo-a com outra laje, duplicando o tamanho da garagem original pensada pelo Jurado.

    Em visita ao Pq das Hortênsias em agosto/2012, o síndico informou que os moradores tem direito a quantas vagas de garagem quiserem pelo valor de R$100,00 (ou seria R$200,00?) mensais, e que mesmo assim há muitas vagas livres. Segundo ele a garagem do Apracs adentra o terreno vizinho, “invadindo” o condomínio ao lado.

  2. Legal saber disso, Daniel! Imagino mesmo que as garagens do Apracs e do Hortênsias sejam na verdade uma só, dividida por uma parede colocada em algum lugar, não necessariamente na divisa dos terrenos. Os prédios do Artacho são bonitos por fora e cheios de histórias por dentro…:)

  3. Legal mesmo o comentário do Daniel hem! Valeu pela informação!

    Martin, proponho que você pare de postar imagens que mostrem os edifícios do automóvel clube e o gêmeo ao lado, porque é simplesmente deprimente pensar que foram demolidos sem mais nem menos, eles que tanto completavam a paisagem do vale… só fiquei sabendo que eles um dia existiram por sites como o seu, e começo a achar que era melhor não ter sabido, hehehe 🙂

  4. Qualquer dia desses faço um post só sobre eles, Gabriel. Em tua homenagem… rs

    E outro sobre o prédio Santa Helena, na praça da Sé, que é um caso parecido.

    Abraço!

  5. daniel disse:

    Martin, na realidade, a garagem ultrapassa os limites do terreno do Apracs e do Hortênsias.

  6. Ah! Então deve ser por isso que existe aquela saída de garagem esquisita na Angélica, à direita do banco Itaú! Nunca entendi direito de qual garagem ela é: do hortênsias, do apracs, ou daquele predinho marrom que parece encravado entre os dois…

  7. daniel disse:

    kkkk, é verdade, aquela saidinha é bem esquisita, se eu não me engano é do Hortensias.

  8. A entrada e a saida da super garagem do Hortênsias foram projetadas para serem realizadas pelos portões do 1106, passando pela praça central. Com o aumento do número de veículos , para maior conforto e segurança dos moradores , entre os anos 60/70 agregada pelo condomínio, a atual passagem de carros próxima ao Itau. Aos condôminos também foi oferecida a compra do terreno das casas aonde estão hoje a farmacia e a escola de idiomas, neste caso para ampliação do jardim, tendo os mesmos declinado a nova aqusição, segundo memória pessoal de morador tradicional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: