Operação Bororó

Você acreditaria que as imagens de São Paulo reproduzidas abaixo são de um filme de ficção científica da antiga Tchecoslováquia?  Pois é: ele se chama “Acke Bororo” (ou “Operação Bororó”, segundo o tradutor do Google) e estreou nos cinemas de Praga em 1973.

Como o filme é todo falado em tcheco e não tem legendas, não é muito fácil acompanhar o que se passa nele. Mas com a ajuda de uma sinopse em inglês que encontrei na internet, acho que entendi o essencial…

A trama é sobre um casal de extraterrestres que está em busca da cura para uma doença gravíssima que ameaça dizimar a população do seu planeta. Com tanto lugar para descer na Terra, eles escolhem logo a Tchecoslováquia… Mas assim que chegam por lá, são informados de que somente os ferozes índios Bororó, do Brasil, conhecem a cura para a tal doença. Isso os traz a São Paulo, à procura dos índios. E aqui na cidade, eles vivem exóticas aventuras tropicais.

Pelo jeito, o filme demorou pra ficar pronto. Embora tenha sido lançado no começo dos anos 70, as tomadas feitas em São Paulo parecem ser um pouco mais antigas, dos 60. Mesmo assim, o público tcheco teve oportunidade de conhecer, pelo filme, lugares interessantíssimos de São Paulo: o viaduto do Chá, o edifício Itália, a avenida 9 de Julho, o Corcovado, o Pão de Açúcar… (isso mesmo! :D)…

O filme na íntegra pode ser visto aqui: http://www.youtube.com/watch?v=0Ri72CUbmi4. A parte que mais interessa começa aos 35 minutos, mais ou menos.

 

2 comentários
  1. Rids disse:

    Antes que alguém questione, pode ser Bororo ou Bororó. As duas formas estão corretas.

  2. Beatriz Rivadávia disse:

    Gente, essa história é genial. Ao começar a ler já antevi q deveria aparecer o Maracanã, as Cataratas do Iguaçu, etc. Até que foi mais fiel!!!! Coisas que só o Martin descobre… Obg!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 433 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: