8 comentários
  1. Vera Bella disse:

    Teatro Municipal em São Paulo, que linda foto! Meu avô, de 1895, morou quando menino em uma casa em frente ao teatro.

  2. Eduardo Ogata disse:

    1912 ou 1922 ?

  3. Até onde sei, são rarissimas as fotos da rua Barão de Itapetininga na época em que ali era chamado de Bairro do Chá e que ali somente havia construções baixas, casas, revendendedoras de autos… ou estarei errado, sou eu quem não as conhece?

  4. No acervo da Casa da Imagem, a foto está catalogada como sendo de “por volta de 1912”. Eu não saberia avaliar se a data está correta…

  5. Está mais para 1912 que para 1922. Principalmente pela ausencia de automoveis.

  6. Existiu um relogio de 3 faces, nessa ilha central defronte ao Teatro, colocado por volta dos anos 1915/1916. O conjunto, poste e relogio, sofreu alterações ao longo dos anos e, na decada de 30 éra de caracteristicas identicas ao relogio “De Nichile”, que ainda existe na pça. Antonio Prado, tudo levando a crer, que esse autor assumiu o tal relogio efetuando as mudanças no poste para vincular suas propagandas. Tal relogio ficou nesse local até 1938/1939, “despejado” talves pela obra do novo viaduto do chá, ou quiça pela concorrência que faria ao novo relógio do Mappin, recem vindo da praça Patriarca. A foto acima poderá ser de 1912 a 1915, já que não mostra o relógio acima mencionado.

  7. Caro Martin, confirmo a data aproximada da fotografia de Becherini. As duas palmeiras que se vê à direita da mureta, em primeiro plano, foram plantadas durante as obras de paisagismo do Parque da Anhangabaú, (1911-13).

  8. Obrigado, Henrique!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: