Mais o quê?!?

Mais humana…

É assim que, em 1970, a revista Manchete dizia que a cidade ficaria com a praça Roosevelt e as obras viárias ao redor (e por baixo) dela. Lido hoje, o texto que acompanha a foto parece uma piada de mau gosto:

“Pela audácia de sua concepção arquitetônica, a Praça Roosevelt é um resumo da nova São Paulo. Uma praça de quatro andares, única no mundo, como única no mundo é a metrópole paulista. Em São Paulo, o futuro foi antecipado pelas obras, que conseguiram o milagre de engrandêce-la e torná-la mais humana, porque foram feitas com as vistas voltadas para o homem.”

A única coisa que eu gosto no texto é a expressão “única no mundo”. Ainda bem: o mundo não precisava mesmo de duas obras como essa.

477

A foto reproduz uma revista Manchete de janeiro de 1970 e está no trabalho de graduação da arquiteta Gláucia Maia, da USP de São Carlos.

6 comentários
  1. daniel disse:

    Vale pela foto, mas com certeza o título parece uma brincadeira sem graça…

  2. Sabe que eu me dei conta que nunca estive na praça Roosevelt? Não que não tenha andado nas redondezas incontáveis vezes. A praça propriamente dita, não tenho nenhuma memória de já ter enfrentado. Só se meu pai que era arquiteto me levou lá quando eu era moleque para ver a obra nova. Mas não lembro.

  3. ruyacquaviva disse:

    Seria interessante se houvesse uma foto com o mesmo ângulo, mostrando a praça atualmente, após a reforma. Assim poderia-se comparar as diferenças na concepção do projeto original e da reforma.

  4. Ricardo dAvila disse:

    Bem, um pouco depois desta foto (70/71), estive aí com o fantástico e doidão do meu avô Herondino para ver uma das cápsulas espacias do projeto apolo e a taça Jules Rimet . Good old times! Mas, mais humana, é demais.

  5. Mario Aquino Alves disse:

    Temos a revsta inteira lá em casa, Martin. Quando voltarmos, emprestamos. Tem coisas ainda mais interessantes por lá!

  6. Eba! Obrigado! Voltem logo então!🙂

Deixe uma resposta

