O lado de lá e o lado de cá

No final dos anos 50, a cultura japonesa já era parte importante da identidade da cidade. São Paulo já era (ou estava para se tornar) a maior cidade japonesa fora do Japão. As duas imagens deste post, ambas do vale do Anhangabaú, mostram os dois lados desse fenômeno.

Primeiro o lado de lá. Em 25 de novembro de 1956, a revista japonesa Iwanami Shashin Bunko (ou “Revista Fotográfica Iwanami”), publicou uma reportagem com texto e fotos sobre São Paulo. A matéria descrevia a cidade para o público japonês, e comentava o grande número de pessoas que vinha se transferindo para cá. Numa época em que as comunicações não eram tão fáceis, este tipo de publicação deve ter ajudado muita gente a formar uma ideia sobre o que havia do lado de cá. A imagem da revista foi enviada para o blog por Tomomasa Takeda, a quem agradeço a gentileza.

493

E a segunda imagem mostra o lado de cá: em 23 de julho de 1958, um desfile organizado pela comunidade japonesa em São Paulo comemorava o 50º aniversário do início da imigração. A foto é da agência Keystone.

492

 E por falar em dois lados, talvez vocês tenham reparado que o anúncio de Bombril, que no post anterior aparecia de costas, agora está de frente assistindo ao desfile.

2 comentários
  1. Rafael Souza disse:

    Seria legal vocês montarem um mapa com essas fotos!

  2. ruy debs disse:

    Na última foto, ao fundo, ostentando o luminoso da Bom-Bril, o Ed.Planalto.
    Antes, a foto do porto de Santos.
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: