Butantã – Boston

505A foto parece ser dos anos 50, quando a USP estava começando a se transferir para a cidade universitária, no Butantã. Olhando com atenção, dá pra ver dois carros, um deles com certeza dos anos 40, estacionados do lado esquerdo, debaixo das árvores.

Mas o interessante mesmo é o que alguém escreveu, em inglês, no verso:

“Ao longe (entre os dois postes telefônicos) você enxerga a cidade de São Paulo, vista da universidade. Você pode ver que a universidade fica realmente fora da cidade”.

Conheço bem o campus da USP, mas ainda não consegui reconhecer o local exato da foto. Talvez alguém possa me ajudar.

Comprei a foto pela internet, por 3 dólares, e ela veio de Middleboro, uma cidadezinha americana perto de Boston. Quem é o autor e como ela foi parar lá, vai ser bem mais difícil descobrir.

506

7 comentários
  1. Carlos disse:

    Parece que foi tirada de algum ponto do Instituto de Biologia, numa época em que a vegetação não era tão alta e dava para ver os blocos da Química…

  2. José Sergio Osse disse:

    O prédio grande, ao fundo, não seria o Conjunto Nacional? Se for, talvez seja possível tentar uma triangulação com outro dos prédios no que aparenta ser a Av. Paulista…

  3. Ricardo dAvila disse:

    Foto fantástica! No meu primeiro chute, acho que Carlos está certo.
    Vou ver rever e tentar melhorar.
    Martin, parabéns. A cada dia (post) melhor.
    Abços a todos apreciadores.
    Ricardo S dAvila

  4. Talvez o José Sergio tenha razão: o prédio grande ao fundo pode ser mesmo o Conjunto Nacional.
    Se for, a foto não pode ser dos anos 50 como eu pensava. O anúncio luminoso com relógio parece já estar em cima do prédio, e ele só foi instalado em 1962…

  5. Tambem acho que ao fundo seja o Cj. Nacional. Mas me parece que a foto foi tirada de algum lugar do CRUSP, pela proximidade entre os prédios.

  6. Rids disse:

    O Carlos tem razão. Os prédios em construção são do Instituto de Química, a quina do prédio à esquerda é o do Instituto de Biologia – Evolutiva. O barraquinho do primeiro plano hoje foi ampliado e aloja o Centro de Estudos do Genoma Humano e a rua já com guias que aparece no segundo plano é a Rua do Matão, com sua ligação à Rua do Lago. A foto é do período de construção dos blocos, entre 1961 e 1965, segundo o Livro “A Origem do Instituto de Química da USP”, de Paschoal Senise (http://www2.iq.usp.br/fundamental/pdf/LivroIQUSP.pdf)

  7. Obrigado, Rids! A explicação faz todo o sentido, e é coerente com a presença do Conjunto Nacional ao fundo, já pronto e com o luminoso que foi instalado em 62. Eu tinha certeza que íamos matar a charada. Agora só falta descobrir quem tirou a foto e como ela foi parar perto de Boston! 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: