Pega ladrão!

Eu vivo repetindo que a cidade era mais gentil, mas no fundo eu sei que não é bem assim. A cidade sempre foi gentil com uns e hostil com outros.

Esta foto de 1967, por exemplo, é uma pérola de hostilidade com o menino que aparece à esquerda. Não pela foto em si, mas pela legenda em inglês. Negro, pobre e descalço, o moleque é chamado de ladrão, pintado como o vilão da história e exposto na imprensa internacional:

“Esta cena parece bastante ingênua e inocente, mas note a bolsa aberta da mulher no centro. O adolescente que caminha à esquerda por uma rua de São Paulo está prestes a roubar a carteira de dentro da bolsa.”

Eu não consegui reconhecer que rua de São Paulo é essa, talvez alguém consiga. Mas consegui lembar de um samba carioca: “Se gritar pega ladrão não fica um, meu irmão!”. A foto, a legenda e o preconceito são da agência  de notícias United Press. 

520

519

7 comentários
  1. Eduardo Pavan disse:

    Creio que seja a rua paralela a Praça Ramos de Azevendo que sai do Anhangabau e sobe por tras do Teatro Municipal até a Rua Xavier de Toledo.

  2. Tem razão, Eduardo! As portas que aparecem à direita são do prédio da Votorantim, antigo hotel Esplanada. O prédio que aparece à esquerda, atrás do homem de gravata, é o teatro municipal. Obrigado!

  3. Curiosamente a foto está com uma cor bem diferente entre o cotovelo do moleque e a bolsa. Photoshop das antigas, estilo Russia de Stalin?

  4. Tomomasa Takeda disse:

    Tenho uma lembrança sobre trombadinho na Rua da Glória quando endando com 3 filhas e uma com minha mão direita e êle veio atrás e enficou mão e levou carteira que levava bolço. Mas com crinaças não podia correr para pegar. E
    êle dança no meio da rua e fugiu! Era uma lembranã triste.

  5. Sabemos o que aconteceu depois? Talvez o repórter fotográfico que fez a legenda saiba. Podemos conceder-lhe o benefício da dúvida.

  6. Na minha opinião a foto e o texto são uma violência com o moleque, independentemente do que tenha acontecido depois…

  7. Alexandre Spatuzza disse:

    Ha acertei, é na subida do vale para a Xavier de Toledo mesmo. E o texto é muito preconceituoso mesmo. Raro documento de imagem e texto…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: