Um álbum húngaro

Às vezes eu acho que as fotos mais interessantes da cidade são as feitas por amadores, que em geral ficam escondidas em álbuns de família e gavetas particulares. Elas podem não ser as melhores tecnicamente, mas costumam ser registros muito reveladores.

É o caso destas, que parecem ter sido tiradas por volta de 1940. Não sei quem é o autor. Só sei que não era muito bom fotógrafo (o que só deixa o resultado mais interessante) e que era caprichoso, organizando cuidadosamente as fotos em um álbum com legendas escritas em húngaro.

Alguns lugares são muito fáceis de reconhecer. Outros, só mesmo tentando traduzir as legendas. Ainda bem que o Google Translator está aí para nos dar uma mão!

O álbum está no acervo digital do Museu da Imigração. São muitas fotos, e eu selecionei apenas uma parte. O restante pode ser visto aqui:  http://www.memorialdoimigrante.org.br/acervodigital/fotografias.php

10 comentários
  1. belos registros!!!!!
    que beleza!!!!!

  2. Maravilhosas. E seus comentários sobre as fotos amadoras é uma realidade. São as fotos de fundos de gavetas.

  3. Republicou isso em e comentado:
    São Paulo por outros olhos… e lentes!

  4. Interessante notar os palacetes da Avenida Paes de Barros.
    São raras (pelo menos eu não tenho nenhuma) as fotos desse local na década de 40.

  5. Ricardo dAvila disse:

    Excelente! Muito bom mesmo!

  6. ateliecristianaguimaraes disse:

    Muito bacana!

  7. Magdalena C. Weinberger disse:

    As fotos são da época em que nasci, e me deram muito prazer – A São Paulo de então era exatamente do tamanho e tipo que me agradam sempre. Quanto aos “fotografados”, eles fazem parte de um núcleo da colonia húngara (há vários) que não conhecíamos tão bem, mas que souberam registrar lindamente o seu universo de então. Super obrigada!

  8. Super legal. Achei uma foto do Bairro da Água Rasa que não dá para identificar porém, como tenho um site desde 2005 que conta a história do bairro da Água Rasa fiquei super feliz com esta relíquia do bairro.
    Pena não ser possível identificar.
    Como estou sempre garimpando coisas do bairro, esta foto compensou minha pesquisa.
    Parabéns a quem tirou a foto (será de 1940) e a vocês por publicarem.
    Um forte abraço e obrigado.
    Waldevir – Vie do Site dos Boleiros.
    http://www.boleirosdaaguarasa.com
    E-mail: historiadaaguarasa@gmail.com ou boleirosdaaguarasa@gmail.com

Deixe um comentário

