Tradução livre

A foto, de 1937, veio junto com as do post anterior. O rio que aparece nela é o Pinheiros, e a foto foi tirada em direção ao espigão da Doutor Arnaldo e Paulista.

Vamos traduzir as legendas? A primeira diz “faculdade de medicina”. A segunda, “avenida Rebouças”.

E a terceira diz que a Light está acabando com o rio e estragando o lugar para sempre. A tradução não é literal, mas o sentido é preciso.

523

8 comentários
  1. Fiquei curioso em saber de onde esta foto foi tirada. Pelo ângulo e com a ajuda do Google Maps, me parece que foi de onde hoje é a avenida Francisco Morato, talvez perto do cruzamento com a MMDC. Interessante que, a despeito da mata próxima ao rio, a colina já está totalmente sem árvores.

  2. Mais uma preciosa fotografia que nos permite observar a cidade sob outra perspectiva!

  3. Dredging making a new canal = Dragando, excavando para fazer um canal novo

  4. A avenida que chega quase até o rio chega, na verdade, à rua Iguatemi e não continua. A Eusebio Matoso, que sai “de esgueiro” para a esquerda, ainda não existia. A continuação da Rebouças tb não (a frente do Shopping Eldorado e estreita ainda hoje). Para a direita, seguindo a rua Iguatemi, o arvoredo deve estar mais ou menos ou exatamente onde ficava o sitio do Bibi, com aquela casa recentemente reconstruida, no final da Joaquim Floriano. Do lado esquerdo, o rio corcoveia até chegar à ponte velha de Pinheiros, que era na rua Butantan. Hoje a continuação dessa rua para o lado de cá do rio na foto se chama Lemos Monteiro. Aparentemente, a Lemos Monteiro seria vista onde estava a primeira casa junto ao canto esquerdo da foto. Mas parece muito longe da ponte atual, que estaria não de frente para a avenida Rebouças que se vê na foto chegando na Iguatemi, mas para a esquerda. E que ainda não existia também. Os terrenos baixos em primeiro plano são do Joquei. A foto foi tiraa da estrada do Morumbi, hoje avenida, a meio caminho da estrada de Itapecerica (Francisco Morato) e da hoje rua Alvarenga, quando cruza a av. Morumbi e tem aquela faculdade, acho que Anhembi.

  5. Boa, Ralph! Fiz uma sobreposição de um mapa antigo no Google Maps, e realmente deu este local que você indicou – é a Praça Três Corações, onde hoje fica a faculdade FMU.

  6. Ainda bem que temos o Ralph. Eu jamais teria descoberto isso!

  7. Ricardo dAvila disse:

    Ralph e Martin, que dupla! Parabéns!
    Mais um post dos bons.
    Pela primeira vez, na minha humilde experiencia, uma realista e vívida vista dos meandros do rio pinheiros belos lados de cá.

  8. Simone Sordi disse:

    Maravilhosa foto! Mostra os Campos de Piratininga, a vegetação predominante à época da implantação da cidade, existiam também algumas manchas de mata localizadas que se vê na foto
    . Esses campos foram descritos pelos botânicos A.Usteri em 2011 e Joly em 1951, mas há vários registros e citações históricas dos Campos de Piratininga. Muito bela foto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: