Páteo do Colégio nº 1

534O post de hoje é um presente muito especial da Suely Piedade Santos, que permitiu que eu publicasse aqui estas fotos da sua infância.

A história de Suely é muito bonita. Ela passou a infância toda, nos anos 50, em um endereço fascinantemente paulistano: Páteo do Colégio, número 1. O térreo do prédio abrigou durante um tempo a Pastelaria da Sé, de propriedade do avô materno de Suely, e no segundo andar funcionava uma pensão para moços, também administrada pela família. E foi ali que os pais de Suely se conheceram nos anos 40.

Na foto abaixo, Suely (com laço branco) aparece com as primas em uma das janelas do segundo andar. Atrás dela, lá no fundo, dá pra ver a catedral da Sé, que ainda estava em construção.

533

O prédio, construído em 1888, existe até hoje. E está melhor do que nesta foto do Google Street View, pois está passando por um processo de restauração. À Suely, agradeço a generosidade de ter compartilhado conosco suas fotos e sua história.

535

3 comentários
  1. O Pateo, antes de ser marcado pala Missa de Nobrega e Anchieta, em 25 de janeiro de 1554, dando inicio oficial A cidade de São Paulo, foi a TABA DO CACIQUE TIBIRIÇA. Este marcou a HISTÓRIA do Brasil por ser sogro do português João Ramalho , dando excepcional acolhida ao Donatário da Capitania de S. Vicente : Martim Afonso . A “amizade” foi tão sólida q. ao ser batizado Tibiriçá escolheu o nome de Martim Afonso. Pouca gente s
    abe q. os restos mortais do cacique jazem no interior da BELA CATEDRAL DE SÃO PAULO, q. nossa
    amiga teve a felicidade de comtemplar e curtir na sua infância.

  2. daniel disse:

    Que história legal! Muita gente deve ter fotos assim, bem que podiam seguir o exemplo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: